Vai ser SUSPENSO? Entendo por que o TikTok está sob pressão no país e pode ser BANIDO

A comissão de inquérito do Senado está considerando banir o TikTok , pois acredita que a plataforma está sendo utilizado pelo governo chinês para obter informações do país.

O TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas ao redor de todo o mundo atualmente. A plataforma pertence à companhia de tecnologia chinesa ByteDance e foi lançada em setembro de 2016, época na qual ainda era chamado de musical.ly. 

No entanto, em 2017 o TikTok comprou a musica.ly e se tornou a rede social líder em vídeos curtos na Ásia e também nos Estados Unidos. Durante a pandemia da Covid-19, a plataforma ganhou ainda mais popularidade em outras regiões do mundo. 

Nos últimos dias, foi anunciado que o TikTok poderá ser banido. Entenda a polêmica a seguir!

Governo francês pode banir o TikTok do país. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, o TikTok poderá ser banido?

Na última quinta-feira (6), a comissão de inquérito do Senado francês anunciou que ficaria responsável por avaliar a ‘estratégia de influência’ que é utilizada pelo aplicativo do TikTok. O procedimento foi realizado com o objetivo de obter um maior controle da plataforma e para obrigar a rede social a tomar algumas precauções, sob pena de poder ter os seus serviços suspensos no país. 

Vale ressaltar que a comissão de inquérito do Senado tem como responsabilidade estudar o funciona do aplicativo e a rede social terá até o dia 1º de janeiro do próximo ano para explicar qual a sua ligação com as autoridades chinesas, além de também  ser exigido que seja implementada uma moderação do conteúdo considerada eficaz para o governo. O TikTok ainda deverá promover um ‘controle de idade suficiente’ para continuar funcionando no território francês. 

Caso essas medidas não sejam tomadas, os senadores revelaram que o governo francês irá suspender o aplicativo do país de uma vez por todas e ainda deve pedir a sua suspensão em toda a União Europeia. Além disso, a comissão ainda enfatizou que pretende responsabilizar a plataforma pelos seus conteúdos, isso porque eles acreditam que a companhia chinesa tenha um papel ativo nos vídeos que são transmitidos para os usuários. 

Confira também: Empreender com o TikTok? Saiba como muitas pessoas estão ganhando dinheiro no app!

TikTok é acusado de ter participado de surto de violência urbana na França

O TikTok ainda está sendo acusado de ter participado de forma ativa do surto de violência urbana que aconteceu na França depois da morte do adolescente Nahel, que foi alvejado por um policial. De acordo com a comissão de inquérito do Senado, o conteúdo em questão pode ter sido usado a favor das autoridades chinesas, pois consideram que esses estão prontos para alimentar agitações que enfraqueçam a imagem da democracia. 

De acordo com o enfatizado por um dos executivos franceses que está fazendo parte da comissão de inquérito, está sendo considerada a suspensão das funcionalidades do TikTok.

Durante a invasão que ocorreu na Ucrânia, o TikTok também foi acusado de estar espionando e localizando os jornalistas locais de forma remota, para que fosse possível transferir os dados desses usuários para a China, de forma a tomar medidas de censura que poderiam beneficiar Pequim e os seus aliados, especialmente a Rússia. 

Saiba mais: Aprenda 4 maneiras diferentes e seguras de ganhar DINHEIRO pelo TikTok