Suspensão de Pagamento do Fies 2020 – Novas informações sobre a Suspensão Temporária do Pagamento do Programa!



Suspensão de Pagamento do Fies 2020 – Confira a seguir as últimas informações sobre o projeto voltado para suspensão temporária do pagamento do Fundo de Financiamento!

Com a economia balançada em todas as regiões do mundo, no Brasil não está sendo diferente. Muitos jovens e adultos já foram demitidos ou possuem perspectivas difíceis nos próximos meses. Por isso surgiu o projeto para suspensão de pagamento do Fies em 2020

Essa é uma das tantas medidas que estão sendo estudadas para conter um pouco o prejuízo econômico na vida de brasileiros e brasileiras. O Fundo de Financiamento Estudantil também pode ser afetado neste caso. 

A seguir, confira mais informações e fique ligado para saber tudo sobre esse projeto. Saiba se você será afetado ou não e confira o que prevê o texto para essa medida específica. 

Suspensão de Pagamento do Fies 2020
Imagem: Divulgação

Suspender Pagamento Fies 2020

Primeiramente, você ouviu falar sobre a medida para suspender pagamento do Fies 2020? Essa está sendo apenas uma das tantas medidas que estão sendo estudadas no Senado para ajudar no bolso de quem pode sofrer com o novo coronavírus. 

O Edital do Enem 2020 já está disponível, confira através do link: https://pronatec.pro.br/edital-enem-2020/

Um dos principais projetos falando sobre o Fundo de Financiamento Estudantil está solicitando que o prazo de pagamento do Fies seja suspenso temporariamente. A ideia é atuar positivamente para a sociedade em decorrência da crise econômica causada pelo Covid-19. 

O principal Projeto de Lei (PL) nesse sentido foi o 1.061/2020, do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O texto prevê a suspensão da contagem de prazos de de pagamentos de obrigações financeiras do Fies. 

Esses valores ficariam suspensos durante todo o período de decretação de calamidade pública voltado para o combate da pandemia de coronavírus. 

Suspensão Parcelas Fies 2020

Por fim, como funciona essa suspensão de parcelas do Fies 2020? Essa proposta específica apresentada deve alterar a Lei do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que é a Lei 10.260. de 2001. 

Isso acontece através da suspensão da contagem dos prazos dos financiamentos dos cursos, assim também como o início do pagamento do financiamento e até a capitalização mensal dos juros. 

A proposta também vai suspender o pagamento de gastos operacionais para o agente financeiro durante o uso do financiamento. Ainda de acordo com o texto:

  • Não serão considerados inadimplentes quem não pagar as taxas; 
  • Não seriam cobradas: multas, juros, taxas ou encargos operacionais e financeiros sobre as obrigações suspensas do Fies

Mas quem pode pedir suspensão do pagamento do Fies? Serão beneficiários do projeto os estudantes que são financiados pelo programa e estão adimplentes ou com atrasos das obrigações de, no máximo, 180 dias.

 

Leia Também