Suspensão de Análise Bolsa Família e Cadastro Único: Beneficiários tem mais 180 dias!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Suspensão de Análise Bolsa Família e Cadastro Único: Confira a seguir mais detalhes divulgados pelo Governo Federal sobre os programas sociais!

São brasileiros de todas as regiões do país que estão neste momento contando com a ajuda do Governo Federal. Por isso a suspensão de análise do Bolsa Família e do Cadastro Único podem interferir na vida de milhões de pessoas. 

E é sobre isso que vamos falar a seguir. Entenda como isso vai acontecer e saiba exatamente como deverá se dar essa suspensão e os auxílios que estão ligados diretamente aos cadastros para programas sociais do governo. 

Suspensão de Análise Bolsa Família e Cadastro Único
Imagem: Divulgação

Suspensão de Revisão Bolsa Família CadÚnico

Primeiramente, foi confirmada a suspensão da revisão do Bolsa Família e do CadÚnico. Essa informação foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União da segunda-feira (20 de julho) através da Portaria nº 443. 

O Ministério da Cidadania fez a prorrogação por mais 180 dias da suspensão de revisões cadastrais e processos operacionais tanto do Programa Bolsa Família como do Cadastro Único. Essa decisão foi defendida como uma medida para evitar aglomeração de pessoas e exposição ao novo coronavírus. 

Segundo a portaria que prevê isso, a decisão foi feita pensando na necessidade de evitar aglomerações e garantir que integrantes do Bolsa Família não se exponham ao Covid-19. Ainda assim muitas pessoas estão sendo críticas dessa portaria. 

Suspensão Cadastro Bolsa Família 

Na prática, essa portaria também acaba garantindo a suspensão do cadastro no Bolsa Família e de novas inscrições no CadÚnico. Ou seja, quem está aguardando para mudar dados e informações ou para inscrever-se, deverá esperar pelo menos mais 180 dias. 

Defendendo esse medida para o Cadastro Único, a portaria prevê a necessidade dessa suspensão já que em nível municipal vários serviços estão parados. Entre eles, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que em muitas cidades funcionam como ponto de inscrição no CadÚnico. 

Serviços que estão parados Bolsa Família CadÚnico

Por fim, quais são então os serviços parados do Bolsa Família e do CadÚnico? Segundo essa portaria, são várias ações que deverão manter-se em recesso por pelo menos um período de mais 180 dias. 

Entre eles estão:

  • Averiguação cadastral; 
  • Revisão de cadastro (feita para acelerar processos de bloqueio em caso de dados errados); 
  • Aplicação de bloqueio, suspensão e cancelamento dos benefícios por conta de descumprimento de regras; 
  • Medidas de bloqueios de famílias sem informação de acompanhamento. 

Ou seja, a única notícia boa é que está suspenso o bloqueio de beneficiários do Bolsa Família. Quem já está no programa terá uma garantia de pelo menos 180 dias sem ter nenhuma interferência no seu cadastro. 

É necessário ficar atento agora já que algumas regiões onde os municípios estão em situação de calamidade poderão fazer o Cadastro Único remoto (por telefone). Confira mais detalhes diretamente entrando em contato com a prefeitura ou CRAS da sua região. 

Cadastro Único: Posso me Inscrever? Já sou Inscrito? Quais BENEFÍCIOS tenho Direito

 

Leia Também