- Publicidade -

Suspensão da CNH: Mais de 10 mil condutores perderão o direito de dirigir, entenda

Saiba como o que fazer caso tenha cometido alguma infração de trânsito

0

Sem dúvida, dirigir é um direito de cada brasileiro apto para tal. Isto porque muitas pessoas usam essa habilidade não só para se locomover de um lugar a outro mas também para trabalhar. Por isso, é de extrema importância que condutores fiquem atentos às leis para que não corram o risco de uma suspensão de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Veja em nosso artigo o que fazer nesses casos.

- Publicidade -

suspensão cnh
Mais de 10 mil condutores podem perder o direito de dirigir – Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil

Mais de 10 mil condutores podem enfrentar suspensão da CNH

Somente em 2022, no estado do Mato Grosso do Sul, o Departamento de Trânsito local (Detran-MS) já possui mais de 10 mil motoristas com processos abertos referentes à suspensão da CNH. Este valor já supera 70% da quantidade de procedimentos referidos no ano passado e se compararmos com os dados do mesmo período em 2021, há um aumento significativo nesta base. Só para ilustrar, até agosto de 2022, o número chegou a 1.640 processos, acima da média que seria de 1.435 motoristas por mês. Já, no acumulado dos últimos 12 meses, o número de processos chegou a um total de 17,2 mil ocorrências.

Veja também: Motoristas terão CNH suspensa nos próximos dias: Confira quem não poderá mais conduzir

- Publicidade -

Números podem não corresponder a condutores suspensos

Porém, segundo o Detran-MS, os números atuais podem não corresponder aos condutores que foram suspensos, pois são informados apenas o número de processos instaurados. Ou seja, a depender dos recursos administrativos as suspensões de CNH podem ser menores. Isto acontece porque ao cometer uma infração de trânsito, o motorista não tem seu documento de habilitação suspenso imediatamente.  A saber, existem as leis federais de trânsito que permitem que o condutor se defenda por meio de processo administrativos.

Infrações podem fazer motoristas perderem a carteira

Além disso, motoristas devem ficar atentos às infrações de trânsito que gerem multas pesadas pois não somente peso financeiro, mas a perda de pontos na carteira é um dos principais fatores para a suspensão da CNH. Uma das multas mais caras do Brasil diz respeito ao artigo 253 do Código Brasileiro de Trânsito. Nele, quem bloquear via com o intuito de causar perturbação ou impedir veículos de circulares, sem autorização dos órgão competentes, pode receber uma multa de até R$ 17 mil com possível suspensão da CNH devido ao agravante em 60 vezes.

- Publicidade -

Veja também: Milhares de CNHs serão SUSPENSAS em poucos dias: Veja quem poderá perder o direito de dirigir

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais