Supletivo oferece CONCLUSÃO RÁPIDA do Ensino Médio: Veja como Terminar os Estudos!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Supletivo oferece CONCLUSÃO RÁPIDA do Ensino Médio – Entenda quais são as melhores opções para conseguir o seu certificado de forma rápida!

Mesmo com um contexto de muitas dificuldades por conta da pandemia, milhões de brasileiros ainda querem terminar os estudos. Justamente por isso é importante ficar atento para qual Supletivo oferece conclusão rápida do Ensino Médio

Esse tipo de modalidade de educação acontece no Brasil há muitos anos e por isso é importante saber exatamente quais são as melhores opções. Existem oportunidades de conclusão de estudos rápida e mais lentas, com aulas presenciais. 

A seguir vamos falar mais sobre as opções mais interessantes neste período. Confira e saiba mais sobre como funcionam essas oportunidades. 

Supletivo oferece CONCLUSÃO RÁPIDA do Ensino Médio
Imagem: Divulgação

EJA e Supletivo: existe diferença?

O primeiro ponto para que você entenda tudo com detalhes é: existe diferença entre EJA e Supletivo? Essa parece uma dúvida simples mas muitas pessoas ficam confusas no momento de buscar detalhes sobre as melhores opções. 

O supletivo é uma modalidade de educação que surgiu para ajudar brasileiros e brasileiras a terminar a educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Isto é, o principal público são pessoas que pararam de estudar por algum motivo. 

O Ministério da Educação (MEC), mais recentemente, resolveu para de usar a expressão supletivo e começou a falar em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ou seja, os dois são exatamente a mesma modalidade, sem diferenças. 

O que muda é a modalidade específica de EJA: existem aulas presenciais, semipresenciais e a distância. 

Como terminar os estudos rapidamente?

Então como terminar os estudos rapidamente? É importante saber que o EJA funciona de forma parecida em todo o Brasil, mas as secretarias regionais que escolhem detalhes como datas e número de vagas disponíveis. 

Em geral, quem quer saber como funciona o EJA deve saber que existem diferentes modalidades. São elas:

  • Etapa I: voltado para alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental;
  • Etapa II: 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental;
  • Etapa III: Ensino Médio.

As etapas e formas de funcionamento variam de acordo com a região. Em alguns lugares, por exemplo, já estão disponíveis as inscrições EJA 2020 em escolas estaduais e municipais. De forma presencial, porém, ainda não está liberado em quase todas as regiões do país. 

Terminar Ensino Médio com uma prova

E terminar o Ensino Médio com uma prova, ainda é possível? Sim, ainda existe uma modalidade organizada pelo próprio Ministério da Educação que disponibiliza a chance de finalizar a sua educação em apenas um dia. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece uma vez por ano e é disponibilizado para quem tem 15 anos (Fundamental) ou 18 anos (Ensino Médio). Em apenas um domingo, com essa prova, você pode terminar os estudos. 

O único detalhes é que as inscrições do Encceja 2020 ainda não foram divulgadas com calendários específicos. A ideia é que a prova aconteça em dezembro, mas ainda não estão disponíveis mais detalhes. 

Saiba mais sobre essa opção de inscrição no site: https://pronatec.pro.br/vale-a-pena-esperar-pela-prova-do-encceja-2020/

 

Leia Também