Supletivo a Distância Reconhecido Pelo MEC – Termine Seus Estudos Rapidamente!

Atualizado Hoje!

Supletivo a Distância EAD – Não conseguiu terminar seus estudos em tempo hábil ou está sem tempo para frequentar uma sala de aula?

Conheça o supletivo a distância que pode ser uma maneira eficiente de finalizar os estudos! Saiba como funciona essa modalidade de formação!

Você sabia que quem quer completar os seus estudos tem como opção o supletivo a distância? Esse tipo ação pode ajudar àqueles interessados na conquista de um diploma de ensino que ajudará no ingresso à universidade. É através do supletivo que um número grande de brasileiros que não conseguiram ainda finalizar seus estudos podem finalmente realizar esse sonho bem como podem mudar sua vida profissional.

https://pronatec.pro.br

A repetição de ano assim como a inserção no mercado de trabalho muito cedo são fatores que afetam um número grande de cidadãos no momento de estudar e aumentar o nível de sua educação formal. Nunca é tarde, porém, para começar (ou voltar) a estudar e ter um diploma de ensino superior, não é mesmo?

Existem hoje recursos que podem facilitar a vida de quem busca esse grande passo no seu caminho enquanto estudante. Aqui vão aparecer algumas dicas para quem procura o supletivo a distância como uma opção para se dedicar à finalização do ensino regular.

Supletivo rápido

A velocidade com que a maioria dos brasileiros deve levar a vida, com todas as tarefas e compromissos do cotidiano, dificulta na hora de continuar o desenvolvimento de sua educação. Por isso o supletivo rápido é a melhor opção para quem quer finalizar logo os estudos e não pode levar três anos ou mais para esse processo.

Supletivo a Distância 2020

É importante destacar, antes de mais nada, que não é fácil encontrar algum curso de supletivo a distância grátis e que seja concluído em menos de três semestres. A maioria das instituições que fornecem esse tipo de curso é de caráter privado, isto é, o aluno tem que pagar para assistir as aulas que são ministradas online.

Outro ponto favorável dos cursos a distância é a divisão em módulos. Geralmente os supletivos a distância são divididos em aulas e categorias distintas, sendo que o aluno poderá começar e continuar as aulas quando e onde quiser. Não há, portanto, a preocupação de iniciar as aulas sempre no início de um semestre ou trimestre específico. Qualquer curso a distância, porém, exige do aluno dedicação e disciplina para estudar em casa ou onde preferir.

EJA a distância

O EJA a distância é a ação Educação de Jovens e Adultos, na modalidade a distância. Primeiramente ela é voltada para alunos de idades variadas que buscam escolarização e que não tem a possibilidade de cursar aulas presencialmente e diariamente. A ideia é proporcionar habilidades e conhecimentos, desenvolvendo o aprendizado e o entendimento dos alunos. Além de aprender, o aluno poderá usar esses conhecimentos na hora de realizar o sonho do diploma em ensino superior.

As opções de cursos a distância não são tão variadas no formato EJA a distância. A busca por oportunidades gratuitas é grande mas essas também não são fáceis de encontrar.

Inscrições Supletivo a Distância 2020

Diploma pelo Encceja

Supletivo a Distância Reconhecido Pelo MEC
Foto: Hedeson Alves

Outra opção interessante nos últimos anos é a possibilidade de conseguir o diploma pelo Encceja. Alunos do país inteiro que vinham usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio para concluir o segundo grau deverão, agora, usar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020)

Para conseguir o Encceja certificado ensino médio ou o Encceja certificado ensino fundamental, o aluno deve estar de acordo com algumas condições. São elas:

  • Ter mais de 15 anos (para diploma de nível Fundamental);
  • Ter mais de 18 anos (para diploma de nível Médio);
  • Estar devidamente matriculado para o Exame;
  • Obter a metade da note em cada uma das provas.

Aproveita e fique por dentro dos principais certificadores do país. Conheça o Encceja, EJA e Ceeja e saiba como garantir o seu diploma

Encceja Ensino Médio 2020

O Encceja Ensino Médio 2020 deverá ser um dos mais procurados em todo o país neste ano. As duas últimas edições bateram recordes de candidatos participantes em todo o Brasil e isso deve se manter. Existe um motivo para que grande parte das pessoas procure essa certificação. 

Se você conseguir as notas mínimas no Encceja Ensino Médio não precisará fazer o exame de nível Fundamental. Ou seja, se você possui mais de 18 anos e ainda não tem Ensino Fundamental nem Médio, poderá terminar tudo com uma única prova!

Isso está fazendo com que muitas pessoas procurem justamente essa prova bem como façam a inscrição no nível médio. Portanto, fique ligado aos prazos para finalizar sua educação em um dia: a prova em 2021 acontece no dia 25 de abril.

Supletivo a distância

Supletivo a distância
Imagem: Divulgação.

Como dito anteriormente, não é fácil encontrar um supletivo a distância gratuito. Algumas opções de instituições que oferecem o serviço privado são:

  • Instituto Universal Brasileiro: http://www.institutouniversal.com.br/cursos-supletivos
  • Instituto Monitor: http://www.institutomonitor.com.br/#
  • IPUC: https://www.ipuc.edu.br/ead

Importante: sempre se certifique de que o curso que você escolheu tem certificação do Ministério da Educação (MEC). Só com o supletivo a distância reconhecido pelo Mec você poderá ingressar no ensino superior sem problemas. Existem muitos sites maliciosos que vendem cursos supletivos a distância sem possuírem a certificação reconhecida pelo MEC.

Terminar o Ensino Médio e Fundamental

Até agora, abordamos neste artigo algumas das principais maneiras de terminar o ensino médio e fundamental. Para finalizar o conteúdo tratado, iremos dar algumas dicas sobre como proceder para concluir os estudos no menor tempo possível e com segurança.

Terminar o Ensino Médio e Fundamental
Imagem: Agência Brasil / EBC (Divulgação)
  • Não compre cursos supletivos a distância em sites duvidosos. Sempre verifique se a instituição é autorizada pelo MEC para oferecer esse tipo de formação.
  • Tem tempo de fazer o supletivo presencialmente, mas não sabe onde encontrar uma escola? Procure a Secretaria de Educação do seu município ou vá até a escola mais próxima da sua residência e pergunte sobre a disponibilidade de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • Você sabia que, desde 2018, é possível realizar 30% da carga horária do seu curso EJA presencial por meio da educação a distância? Isso significa mais praticidade para o aluno.

Por último, mas não menos importante: de todas as maneiras de terminar o ensino médio e fundamental citadas neste artigo, o Encceja é de longe o jeito mais rápido de concluir os estudos. Continue lendo e veja como se preparar para o exame!

Prova do Encceja 2021

A boa notícia nisso tudo é que a prova do Encceja 2021 está confirmada! O Inep já disponibilizou o edital com todas as datas para quem quer fazer esse exame.

As inscrições Encceja 2020 acontecem entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021. A data da prova, como dito anteriormente, ficou para o dia 25 de abril de 2021. Por isso fique muito atento para não perder os prazos e conseguir terminar os estudos.

Inscrição do Encceja 2021

Como dito acima, a inscrição do Encceja 2021 está garantida e já acontece na segunda semana de janeiro. É importante não perder os prazos já que não se sabe ainda se vai outra edição do exame ainda neste ano.

Essas inscrições Encceja 2021 acontecem de forma totalmente online, como sempre. Os interessados devem acessar a Página do Participante do Encceja Inep nos prazos específicos para conseguir fazer a inscrição de forma gratuita.

Acompanhar Inscrição do Encceja 2021

IMPORTANTE: todos os inscritos devem saber como acompanhar inscrição do Encceja 2021. O processo para inscrever-se segue acontecendo no portal do Inep, mas a Página do Participante mudou um pouco.

Agora, depois de fazer a inscrição, os candidatos devem acessar a página oficial do Encceja Inep e clicar no botão ‘Entrar com Gov.br’. Usando os dados será possível fazer a consulta do Encceja 2021 normalmente, com todos os dados sobre a edição de 2020.

Encceja Inep Apostilas

Encceja Inep Apostilas
Imagem: Divulgação.

Caso opte por realizar o Encceja Inep para terminar seus estudos, saiba que você deverá atingir uma pontuação mínima para obter a certificação disponibilizada pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Para isso, é necessário estudar bastante. Existem diversas apostilas Encceja oferecidas na internet que você poderá utilizar para otimizar os seus estudos em casa.

Por fim, essa pode ser a forma mais eficiente de garantir a sua certificação rapidamente. Você poderá fazer a prova depois de ter estudado e se preparado para buscar a sua certificação.

Caso seja aprovado no exame, o participante do Encceja receberá o diploma atestando a conclusão do ensino médio ou fundamental, dependendo do nível escolhido por ele no momento da inscrição. Esta é com certeza a maneira mais rápida de concluir os estudos.

Clique aqui para Baixar Apostilas do Encceja!

 

Leia Também