Supletivo a Distância Reconhecido Pelo MEC – Termine Seus Estudos Rapidamente!

Supletivo a Distância EAD – Não conseguiu terminar seus estudos em tempo hábil ou está sem tempo para frequentar uma sala de aula?

O supletivo a distância pode ser uma maneira eficiente de finalizar os estudos!

Quem quer completar os seus estudos tem como opção o supletivo a distância. Esse tipo ação pode ajudar àqueles interessados na conquista de um diploma de ensino que ajudará no ingresso à universidade. É através do supletivo que um número grande de brasileiros que não conseguiram ainda finalizar seus estudos podem finalmente realizar esse sonho.

https://pronatec.pro.br

A repetição de ano ou a inserção no mercado de trabalho muito cedo, são fatores que afetam um número grande de cidadãos no momento de estudar e aumentar o nível de sua educação formal. Nunca é tarde, porém, para começar (ou voltar) a estudar e ter um diploma de ensino superior, não é mesmo?

Existem hoje recursos que podem facilitar a vida de quem busca esse grande passo no seu caminho enquanto estudante. Aqui vão aparecer algumas dicas para quem procura o supletivo a distância como uma opção para se dedicar à finalização do ensino regular.

Supletivo rápido

A velocidade com que a maioria dos brasileiros deve levar a vida, com todas as tarefas e compromissos do cotidiano, dificulta na hora de continuar o desenvolvimento de sua educação. O supletivo rápido é a melhor opção para quem quer finalizar logo os estudos e não pode levar três anos ou mais para esse processo.

https://pronatec.pro.br

É importante destacar, porém, que não é fácil encontrar algum curso de supletivo a distância grátis e que seja concluído em menos de três semestres. A maioria das instituições que fornecem esse tipo de curso é de caráter privado, isto é, o aluno tem que pagar para assistir as aulas que são ministradas online.

Outro ponto favorável dos cursos a distância é a divisão em módulos. Geralmente os supletivos a distância são divididos em aulas e categorias distintas, sendo que o aluno poderá começar e continuar as aulas quando e onde quiser. Não há, portanto, a preocupação de iniciar as aulas sempre no início de um semestre ou trimestre específico. Qualquer curso a distância, porém, exige do aluno dedicação e disciplina para estudar em casa ou onde preferir.

EJA a distância

O EJA a distância é a ação Educação de Jovens e Adultos, na modalidade a distância. Ela é voltada para alunos de idades variadas que buscam escolarização e que não tem a possibilidade de cursar aulas presencialmente e diariamente. A ideia é proporcionar habilidades e conhecimentos, desenvolvendo o aprendizado e o entendimento dos alunos. Além de aprender, o aluno poderá usar esses conhecimentos na hora de realizar o sonho do diploma em ensino superior.

As opções de cursos a distância não são tão variadas no formato EJA a distância. A busca por oportunidades gratuitas é grande mas essas também não são fáceis de encontrar.

https://pronatec.pro.br

Diploma pelo Encceja

Supletivo a Distância Reconhecido Pelo MEC
Foto: Hedeson Alves

Outra opção interessante nos últimos anos é a possibilidade de conseguir o diploma pelo Encceja. Alunos do país inteiro que vinham usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio para concluir o segundo grau deverão, agora, usar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019)

Para conseguir o Encceja certificado ensino médio ou o Encceja certificado ensino fundamental, o aluno deve estar de acordo com algumas condições. São elas:

  • Ter mais de 15 anos (para diploma de nível Fundamental);
  • Ter mais de 18 anos (para diploma de nível Médio);
  • Estar devidamente matriculado para o Exame;
  • Obter a metade da note em cada uma das provas.

Aproveita e fique por dentro dos principais certificadores do país. Conheça o Encceja, EJA e Ceeja e saiba como garantir o seu diploma

Supletivo a distância

Supletivo a distância
Imagem: Divulgação.

Como dito anteriormente, não é fácil encontrar um supletivo a distância gratuito. Algumas opções de instituições que oferecem o serviço privado são:

  • Instituto Universal Brasileiro: http://www.institutouniversal.com.br/cursos-supletivos
  • Instituto Monitor: http://www.institutomonitor.com.br/#
  • IPUC: https://www.ipuc.edu.br/ead

Importante: sempre se certifique de que o curso que você escolheu tem certificação do Ministério da Educação (MEC). Só com o supletivo a distância reconhecido pelo Mec você poderá ingressar no ensino superior sem problemas. Existem muitos sites maliciosos que vendem cursos supletivos a distância sem possuírem a certificação reconhecida pelo MEC.

Terminar o Ensino Médio e Fundamental

Até agora, abordamos neste artigo algumas das principais maneiras de terminar o ensino médio e fundamental. Para finalizar o conteúdo tratado, iremos dar algumas dicas sobre como proceder para concluir os estudos no menor tempo possível e com segurança.

Terminar o Ensino Médio e Fundamental
Imagem: Agência Brasil / EBC (Divulgação)
  • Não compre cursos supletivos a distância em sites duvidosos. Sempre verifique se a instituição é autorizada pelo MEC para oferecer esse tipo de formação.
  • Tem tempo de fazer o supletivo presencialmente, mas não sabe onde encontrar uma escola? Procure a Secretaria de Educação do seu município ou vá até a escola mais próxima da sua residência e pergunte sobre a disponibilidade de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • Você sabia que, desde 2018, é possível realizar 30% da carga horária do seu curso EJA presencial por meio da educação a distância? Isso significa mais praticidade para o aluno.

Por último, mas não menos importante: de todas as maneiras de terminar o ensino médio e fundamental citadas neste artigo, o Encceja é de longe o jeito mais rápido de concluir os estudos. Continue lendo e veja como se preparar para o exame!

Encceja Inep Apostilas

Encceja Inep Apostilas
Imagem: Divulgação.

Caso opte por realizar o Encceja Inep para terminar seus estudos, saiba que você deverá atingir uma pontuação mínima para obter a certificação disponibilizada pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Para isso, é necessário estudar bastante. Existem diversas apostilas Encceja oferecidas na internet que você poderá utilizar para otimizar os seus estudos em casa.

Caso seja aprovado no exame, o participante do Encceja receberá o diploma atestando a conclusão do ensino médio ou fundamental, dependendo do nível escolhido por ele no momento da inscrição. Esta é com certeza a maneira mais rápida de concluir os estudos.

Clique aqui para Baixar Apostilas do Encceja!

 

Leia Também