SUPERGRUPO do WhatsApp de 5 mil pessoas já está disponível?

Atualização para os usuários do WhatsApp com a inclusão das "comunidades". Recurso adiciona uma nova possibilidade de agrupamento, entenda!

O WhatsApp é um aplicativo que permite a troca de mensagens de texto, áudio e vídeo, bem como a realização de chamadas de voz. Além de mensagens de texto, os usuários também podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF e fazer ligações gratuitas por meio de conexão com a internet.

A plataforma é hoje uma das mais utilizadas em todo o mundo e foi criada por uma empresa com o mesmo nome em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos da Yahoo. A empresa fica sediada na cidade estadunidense de Santa Clara, na Califórnia.

Além disso, o WhatsApp tem promovido diversas atualizações para oferecer uma melhor experiência para os usuários e agora é possível criar grupos com até 5 mil pessoas.

SUPERGRUPO do WhatsApp de 5 mil pessoas já está disponível?
Grupos do WhatsApp com até 5 mil pessoas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

WhatsApp permite criar supergrupos de até 5 mil pessoas

O WhatsApp passou a permitir o envio de mensagens para até 5 mil pessoas de uma só vez no Brasil. O novo recurso é chamado de “Comunidades” e cria algo como “supergrupos”, de forma a aumentar a escala do alcance de conversas no aplicativo.

A mudança fez com que a plataforma ficasse um pouco mais parecida com o seu principal concorrente, o Telegram, que conta com um limite ainda maior, de 200 mil pessoas. Com a atualização, é possível que grupos do WhatsApp com interesse em comum possam se juntar. Assim, é permitido criar comunidades com diversos grupos de uma escola, congregação religiosa, condomínio, empresa e diversos outros.

O motivo pelo qual a novidade demorou a chegar para os brasileiros se deu devido a um acordo do WhatsApp com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ambos concordaram em não implementar nenhuma mudança significativa antes das eleições. Com isso, o lançamento da função foi adiado para evitar o alcance e a propagação de notícias falsas.

Confira também: FINALMENTE! Novidade muito esperada do WhatsApp é lançada; saiba como utilizá-la

WhatsApp e Telegram: diferenças e semelhanças

Semelhanças entre os dois aplicativos

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o WhatsApp permite que sejam feitos grupos com até 256 participantes, mas o Comunidades permite unir até 50 grupos, abrigando até 5 mil pessoas no mesmo espaço. No Telegram, por sua vez, é possível criar grupos com até 200 mil pessoas, canais em que os administradores são os únicos que podem enviar mensagens e o número de participantes é ilimitado.

Em ambas as plataformas também é possível rodar as versões web, mesmo que o smartphone esteja sem conexão com a internet. Além disso, é possível esconder dos demais usuários que você está online na plataforma.

Funções presentes apenas no WhatsApp

  • Criptografia de ponta a ponta por padrão;
  • Exigência de mostrar o número de telefone;
  • Status e stories;
  • Recursos adicionais para contas comerciais (incluindo pagamentos);
  • Código-fonte fechado.

Funções presentes apenas no Telegram

  • Ligações para até 200 mil pessoas;
  • Usar até três contas no mesmo aparelho celular;
  • Agendamento de envio de mensagens;
  • Encontrar usuários pela localização;
  • Chats personalizados com enquetes, quiz e jogos.

Saiba mais: Veja como OCULTAR a foto do seu WhatsApp para pessoas específicas: recurso aumenta a privacidade!