Sua SmartTV pode estar em PERIGO: saiba como proteger seu aparelho

Dentro da sua SmartTV existem dados que estão sujeitos a hackers e invasores mal intencionados. Aprenda como se defender disso.

Grande parte dos brasileiros já tem ao menos uma SmartTV em casa, mas infelizmente não faz nada para protegê-la.
Um novo estudo lançado pela NordVPN mostra que 1 em cada 3 pessoas (30%) não faz nada para proteger este dispositivo. As TVs conectadas representam um sério risco de segurança, e é por isso que os especialistas estão alertando os usuários sobre sua segurança.

Em 2019, o FBI emitiu um aviso de que as TV’s conectadas poderiam tornar os usuários vulneráveis ​​a vigilância e ataques de bandidos digitais. Desde então, as tecnologias de segurança do usuário melhoraram, mas os dispositivos conectados à Internet permanecem frágeis.

Sua SmartTV pode estar em PERIGO: saiba como proteger seu aparelho
Proteja sua SmartTV – Foto: divulgação

Uma SmartTV é uma porta aberta para o perigo

Como qualquer dispositivo que se conecta regularmente à Internet, as Smart TVs coletam muitos dados privados, o que levanta uma série de questões sobre privacidade e segurança. Todavia, ao contrário de outros dispositivos conectados, eles não podem ser equipados com o software de segurança cibernética mais recente (como antivírus), o que os torna ainda mais vulneráveis ​​ao crime.

Com as Smart TVs, a possibilidade de alguém assistir ou ouvir os usuários é muito maior do que com uma TV tradicional. Os hackers podem acessar a câmera e o microfone de uma TV por meio de malware, que pode ser inserido no dispositivo se estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

O objetivo é chantagear os usuários e suas famílias posteriormente. A CIA já criou esse malware para espionar os usuários através das SmartTV’s da Samsung. Se eles puderam fazer isso, os bandidos também poderiam. A coleta de dados é outra questão com a qual os usuários precisam se preocupar.

Como qualquer dispositivo conectado, as Smart TVs usam muitos rastreadores da web. Serviços como Netflix, Globoplay ou HBO GO coletam dados de seus usuários e analisam seu comportamento de streaming, a fim de personalizar sua experiência nessas plataformas. A preocupação é que esses clientes nunca saibam onde seus dados podem acabar, porque todas as grandes empresas sofrem vazamentos de dados o tempo todo. Os serviços de streaming mencionados acima não são exceção.

Veja também: Planos da Netflix: maior plataforma de streaming do mundo anunciou novos preços, confira

Como fortalecer a segurança da sua SmartTV?

Assim como os computadores, esses televisores funcionam com software, mas não possuem os mesmos sistemas antivírus e firewall eficazes. Depois que a TV é infectada, todo o histórico de navegação, senhas e outros dados privados ficam acessíveis aos criminosos cibernéticos. E eles poderão usar essas informações para realizar ataques

Você não deveria ter que escolher entre uma ótima TV online e uma segurança forte, quando é possível ter as duas coisas. Com o mercado global de TV conectada atingindo US$ 202,1 bilhões no ano passado, é hora de aprendermos a proteger adequadamente esses dispositivos.

Use senhas complexas

Se a TV estiver conectada regular ou permanentemente à Internet, é importante verificar se o próprio dispositivo, bem como os aplicativos instalados nele, usam senhas fortes e difíceis de adivinhar. Uma senha eficaz é longa, complexa e aleatória, com uma mistura de números e letras.

Proteja o roteador

Como todos os outros dispositivos IoT da casa, a Smart TV provavelmente se conecta à Internet por meio de um roteador. Portanto, é essencial que o roteador seja o mais seguro e protegido possível.

Baixe aplicativos de sites oficiais de download de aplicativos

Evite instalar programas ou jogos de fontes não oficiais em sua Smart TV. Verificar a legitimidade do aplicativo, mas também de seu desenvolvedor é essencial. Outra dica, nunca permita o acesso aos dados, à câmera ou ao microfone se não for necessário para o funcionamento do aplicativo.

Veja também: Dinheiro RÁPIDO no Caixa Tem: saiba como sacar um valor extra ainda hoje no app