StopClub: saiba tudo sobre a POLÊMICA do app que ‘facilita’ a vida dos motoristas por aplicativo

O StopClub é uma ferramenta que vem ganhando visibilidade nos últimos dias. Entenda por que o recurso que beneficia motoristas de app é considerado polêmico.

O StopClub é um app muito usado por motoristas da Uber, mas que tem gerado o que falar. A ferramenta promete facilitar a vida dos profissionais. Em contrapartida, piora a experiência do usuário no app de transporte. Vale destacar que o novo software é criticado pela Uber. A plataforma associou o app usado pelos motoristas com a piora no atendimento oferecido pela Uber. 

Por essa razão, ambos os apps travam uma batalha judicial, em São Paulo. De um lado, a Uber alega que o app viola as condições da plataforma de transportes. Do outro, os motoristas relatam que desejam ter acesso a mais informações sobre as corridas. Os usuários, por outro lado, se queixam de uma piora no atendimento. Continue lendo esta matéria para saber qual é a função polêmica do StopClub. 

driver-a
Uber entra em batalha judicial contra o StopClub – Foto: divulgação

StopClub: descubra o porquê do app ser alvo de uma batalha judicial contra a Uber 

Quem nunca esteve atrasado, decidiu pegar um Uber, mas percebeu que os motoristas cancelavam a corrida? A situação é bem comum. Muitas vezes, o passageiro só consegue encontrar um carro depois de cinco solicitações. Em casos mais graves, ele opta por usar outro meio de locomoção. A verdade é que muitas vezes, os motoristas agem como se estivessem fazendo um favor aos clientes e não prestando um serviço. 

A política da Uber, no entanto, é clara quanto ao cancelamento de corridas. Do mesmo modo que existem limitações aos passageiros, existem aos motoristas. Contudo, quando a corrida é por um valor baixo, os profissionais tendem a não aceitá-la. E é justamente aí que entra o StopClub. O app permite que os motoristas recusem as corridas de valor baixo automaticamente. 

Então, a Uber entrou com uma ação na Justiça de São Paulo contra a ferramenta. Segundo a plataforma de viagens, o uso do app viola o acordo dos motoristas com a Uber. Afinal de contas, o StopClub usa dados dos usuários para fazer a recusa automática. É possível saber qual é o destino da viagem, o que interfere na experiência do cliente com a plataforma. 

O novo app, por outro lado, alega que não usa informações pessoais dos clientes. O desenvolvedor afirma que é uma plataforma de gestão, que auxilia os motoristas a administrarem seus ganhos com as corridas. De acordo com o portal de notícias G1, mais de 250 mil motoristas no Brasil usam o app, disponível em mais de mil cidades do país. 

Veja também: Trabalho por APLICATIVO, sou OBRIGADO a contribuir ao INSS? Entenda as regras

Afinal, por que a Uber apresentou ação contra o novo app? 

A empresa afirma que o uso do StopClub viola as políticas de uso da Uber. Por mais que o novo app alegue que não use os dados pessoais dos clientes, o software permite que os motoristas gravem as corridas. Ou seja, usam a imagem do passageiro de forma indevida, sem que ele esteja ciente. Além do mais, a ferramenta de recusa automática também viola os termos da Uber. 

Veja também: Transferência via PIX sem internet? Saiba tudo sobre a POSSIBILIDADE!