Sou CLT e não recebi o Benefício Emergencial: O que devo fazer para receber o valor de até R$ 1.813,03?

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

 Sou CLT e não recebi o Benefício Emergencial – Confira mais detalhes sobre como está funcionando o Benefício Emergencial!

Milhões de brasileiros e brasileiras estão procurando os auxílios que possuem direito como cidadãos. Neste momento muitos estão fazendo a seguinte pergunta: ‘Por que eu sou CLT e não recebi o Benefício Emergencial?”. 

Para quem ainda não conhece, o BEm é justamente um auxílio emergencial para ajudar milhões de pessoas que podem contar com essa renda extra. Mas muitos ainda não estão entendendo porque não tiveram o dinheiro depositado em suas contas. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre isso e tirar possíveis dúvidas sobre o benefício. Confira e saiba o que fazer e recomende as informações para amigos e familiares que também podem ter em mãos esses valores. 

Sou CLT e não recebi o Benefício Emergencial
Imagem: Divulgação

Problemas para receber Benefício Emergencial

Primeiramente, muitos usuários de redes sociais estão reclamando por problemas para receber o Benefício Emergencial. De acordo com eles, está havendo um atraso no pagamento das parcelas iniciais. 

Governo Federal ANUNCIA Programa de RENDA Mínima: Mais de 38 milhões de Beneficiários do Auxílio Emergencial serão beneficiados!

É importante lembrar, antes de mais nada, que o Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e Renda (BEm) não possui um prazo específico. As datas dos pagamentos variam de pessoa para pessoa sempre dependendo do acordo que foi feito. 

Isso porque foi estabelecido que os valores devem ser pagos no prazo de até 30 dias úteis depois da empresa informar ao Ministério da Economia os detalhes. Isso porque esse é um benefício voltado para quem fez algum tipo de acordo com o empregador ou a empresa que trabalha. 

Quem pode receber BEm

Mas então quem pode receber o Benefício Emergencial? Sabendo que esse auxílio surgiu justamente para empresas que precisaram mudar as rotinas administrativas, existem alguns públicos específicos que podem receber os valores. 

São os beneficiários do BEm:

  • Trabalhadores que passaram por uma suspensão de contrato de trabalho;
  • Pessoas que contaram com uma redução de jornada de trabalho e de salário

São somente esses cidadãos que estão enquadrados para conseguir receber o BEm de acordo com a Medida Provisória (MP) que apoia essa ação. Por isso se você é CLT, mas não teve nenhuma das mudanças em seu contrato, você não vai receber o auxílio. 

Não recebi o Benefício Emergencial, o que eu faço

Mas e se eu estou nos requisitos e não recebi o BEm, o que eu faço? A primeira indicação é que você realmente tenha certeza de que os valores não foram depositados em conta poupança digital. 

Por isso verifique com atenção através dos seguintes passos:

  • Baixe o aplicativo Caixa TEM e faça o login para verificar sua Poupança Social Digital; 
  • Mesmo com o cadastro, o dinheiro poderá ser depositado diretamente em outra conta de banco (caso sua empresa tenha disponibilizado outros dados); 
  • Verifique sempre na sua poupança (o dinheiro pode ir para lá diretamente); 
  • Confira também na sua carteira do Banco do Brasil, caso tenha uma. 

É importante ficar atento já que algumas instituições financeiras estão fazendo a devolução do BEm (com exceção da Caixa e BB). Portanto, verifique a movimentação na sua conta e caso tenha problemas em achar a origem, pergunte ao empregador em qual banco ele cadastrou o seu recebimento. 

Atraso no BEm, o que fazer?

Por fim, se você realmente viu um atraso no Benefício Emergencial e o seu empregador ou o seu banco não estão sabendo o que houve, existem alguns recursos. Você mesmo pode seguir alguns passos.
O primeiro deles é realmente conversar com o empregador ou com o RH da empresa para saber as datas das informações enviadas. A segunda opção é usar o Portal do Ministério da Economia para verificar possíveis problemas e verificar se estão disponíveis as datas (https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect=).
Finalmente, a última opção é baixar o aplicativo CTPS digital (tanto para sistema Android como para iOS). Lá você também pode ter mais informações sobre os problemas no seu Benefício Emergencial. 

Benefício Emergencial (BEm): Tire suas dúvidas sobre esse Programa do Governo Federal!

 

Leia Também