‘Soneca’ durante o dia: faz bem ou não?

Descubra se tirar uma soneca à tarde pode melhorar seu desempenho e bem-estar no restante do dia

Quem nunca experimentou aquele desejo irresistível de interromper suas atividades diárias e se entregar a uma breve soneca durante o dia? Principalmente após o almoço.

Entretanto, muitas vezes esse cochilo é visto como um sinal de preguiça. Mas saiba que esse repouso, pode ser um aliado valioso para o funcionamento do nosso cérebro. Portanto, continue a leitura que vamos explorar os benefícios de tirar uma soneca durante o dia e além disso, entenda os cuidados necessários para não prejudicar o sono noturno.

‘Soneca’ durante o dia- faz bem ou não?
Transforme seu desempenho com uma soneca durante o dia. Foto: divulgação

Benefícios de uma soneca diurna

A Dra. Maíra Rocha, otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono, destaca que as decisões, tarefas e atividades que enfrentamos ao longo do dia desencadeiam uma série de reações químicas em nosso cérebro. De acordo com a doutora, à medida que o dia avança, essas substâncias se acumulam, resultando na sensação de fadiga e sonolência.

Podemos imaginar essas substâncias como pequenas partículas de poeira que se acumulam em nossa mente. A soneca diurna desempenha o papel de uma faxina, permitindo que nosso cérebro aspire essa “poeira” que se acumulou ao longo do dia. Portanto, isso nos concede mais disposição, energia, atenção, criatividade e melhora a nossa memória.

Além disso, essa teoria encontra respaldo em uma revisão sistemática conduzida por pesquisadores franceses em 2021. Eles avaliaram o impacto das sonecas diurnas no desempenho cognitivo, considerando o estado de alerta, a capacidade de realizar tarefas complexas e a memória de 381 trabalhadores. Sendo assim, os resultados revelaram que cochilar durante o dia aumentou a eficiência e o bem-estar, independentemente do sexo e da faixa etária.

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O momento ideal para uma soneca

Os benefícios de uma soneca diurna são mais evidentes quando ocorre um pouco antes das 13 horas. Nesse período, ocorre um aumento natural da sonolência e uma diminuição do estado de alerta, geralmente após o almoço. A soneca ajuda a superar esse declínio temporário em nosso estado de alerta. Países como China, Japão e Espanha, além de grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Samsung, incentivam a prática da soneca após o almoço para impulsionar a produtividade de seus funcionários.

Entretanto, é importante evitar sonecas no final da tarde, pois isso pode prejudicar a qualidade do sono noturno. As substâncias acumuladas em nosso cérebro desempenham um papel crucial no início do sono. Cochilar muito próximo ao horário de dormir pode resultar em dificuldades para adormecer ou interrupções frequentes durante a noite.

Duração ideal de um cochilo

É essencial também considerar a duração da soneca. O ideal é que ela dure entre 20 e 30 minutos. Ultrapassar esse limite pode levar à experiência da “inércia do sono”, caracterizada pela sensação de desorientação após acordar.

A inércia do sono ocorre quando entramos em ciclos de sono profundo, como o estágio 3 do sono. Limitar a soneca a 20-30 minutos nos mantém nos estágios mais leves do sono, como o estágio 1 e 2, permitindo que aproveitemos os benefícios da soneca sem experimentar a sonolência excessiva.

A duração ideal da soneca varia com a idade. Crianças tendem a tirar sonecas mais longas e frequentes, enquanto idosos podem não se beneficiar tanto de sonecas diurnas, já que isso pode reduzir seu tempo total de sono durante a noite.

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Sonecas durante o dia em excesso

Para um adulto saudável, uma única soneca é suficiente para recarregar as energias. Se alguém sente a necessidade de tirar sonecas frequentes, isso pode ser um sinal de privação de sono noturno ou a presença de distúrbios do sono, como a síndrome das pernas inquietas ou apneia do sono.

Sintomas como sonolência matinal, quando o nível de alerta deveria ser alto, ou sentir sono muito antes do horário habitual de dormir, podem indicar problemas no sono. Recomenda-se adotar práticas de higiene do sono ou procurar a orientação de um profissional especializado para abordar essas questões de sono.

Em resumo, a soneca diurna pode ser uma aliada valiosa para melhorar o desempenho, a criatividade e o bem-estar, desde que seja feita no momento certo e com a duração adequada. Ela não é um sinal de preguiça, mas sim uma estratégia inteligente para manter nossa mente afiada e nossa energia em alta. Portanto, da próxima vez que sentir aquela vontade irresistível de tirar uma soneca, lembre-se de que está dando um merecido descanso ao seu cérebro.

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