Para solicitar o Bolsa Família 2023 será necessário utilizar ESTE app

A volta do programa social ainda não foi anunciada oficialmente, mas há especulações sobre como as pessoas poderão solicitar o benefício a partir do ano que vem.

O programa Bolsa Família 2023 ainda não foi lançado de forma oficial. No entanto, o número de brasileiros em situação de vulnerabilidade social é muito alto e este grupo já está em busca de solicitar o benefício. De acordo com a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa irá substituir o Auxílio Brasil a partir do ano que vem e trará consigo algumas mudanças.

Além das mudanças já anunciadas pelo futuro governo, há outras que estão sendo especuladas nos bastidores da política. Uma delas é de que o Bolsa Família 2023 poderá também ser solicitado por meio de um aplicativo. Vem entender qual é o aplicativo e como a ferramenta pode ser utilizada.

Para solicitar o Bolsa Família 2023 será necessário utilizar ESTE app
Saiba qual app poderá ser fundamental para o Bolsa Família 2023 Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Qual o app para solicitar o Bolsa Família?

Especula-se que o Bolsa Família 2023 poderá ser solicitado por meio do aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). Este cadastro funciona como uma espécie de banco de dados no qual há informações sobre os brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social. Este banco de dados serve para os governos municipal, estadual e federal realizarem os pagamentos referentes aos programas sociais.

O que falta para que o Bolsa Família 2023 seja oficialmente anunciado é a aprovação do Senado Federal, já que o documento foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A volta deste programa faz parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição. O texto prevê a liberação de cerca de R$ 169 bilhões fora do teto de gastos do orçamento do ano que vem. .

Veja também: Quando vou começar a RECEBER o Bolsa Família? Confira as DATAS!

Como solicitar o Bolsa Família 2023 pelo app do CadÚnico?

O app do CadÚnico foi lançado oficialmente em março deste ano. No entanto, já existe o site do cadastro, que pode ser acessado por meio do link https://cadunico.dataprev.gov.br/#/. De acordo com o governo federal, o portal foi reestruturado para ficar mais parecido com o aplicativo.

Com isso, os beneficiários poderão acessar os seguintes serviços, tanto no site quando no app: consulta por CPF; consulta simples; consulta completa; pré-cadastro; comprovante de cadastro; atualização cadastral por confirmação;
meus benefícios; e postos de atendimento.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo do app é reduzir o número de pessoas nas filas nas sedes do CadÚnico de cada município. Com isso, também seria reduzido o tempo de espera no atendimento nas unidades.

No app poderá ser realizado o pré-cadastro. Após esse procedimento, os usuários deverão ir, de forma presencial, a um posto de atendimento para completar a inscrição do CadÚnico. Esse complemento deve ser feito em um período de 120 dias.

Embora o aplicativo seja importante para otimizar o atendimento no Cadastro Único, ele não é suficiente, por não dar uma autonomia completa ao usuário. Por isso que é necessário complementar com a ida até um posto de atendimento do CadÚnico na cidade onde o beneficiário mora.

Saiba mais: Famílias que farão parte do Bolsa Família devem receber NOVO CARTÃO: saiba mais