Solicitar DPVAT 2020: Saiba se você tem DIREITO a RESTITUIÇÃO – Passo a passo para Solicitar a DEVOLUÇÃO!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Solicitar DPVAT 2020 – Confira todos os detalhes sobre como ter em mãos o dinheiro desse imposto!

Muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras sem saber que possuem alguns benefícios que são de seu direito. Por exemplo, você sabia que os proprietários de veículos podem solicitar o DPVAT 2020

É isso mesmo, milhões de pessoas possuem direito ao seguro e ainda não foram atrás para buscar a restituição. Existem muitos motoristas, inclusive, que passam a vida toda sem saber que existe esse valor em aberto no seu nome. 

Por isso, a seguir, vamos trazer mais informações sobre como funciona essa solicitação específica. Confira todos os detalhes e entenda quem pode fazer o pedido e ter em mãos o valor neste ano. 

Solicitar DPVAT 2020
Imagem: Divulgação

O que é DPVAT

Primeiramente, o que é DPVAT? Muitas pessoas sequer sabem exatamente o que é a sigla e como funciona esse tipo de seguro. Por isso é importante esclarecer os detalhes para que você entenda tudo. 

Conheça Contas e Tributos com isenção de Pagamento durante a Pandemia: Confira Boletos que você pode adiar ou suspender!

O Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres é um seguro obrigatório nacional que deve ser pago sempre de forma anual. Todos os proprietários de veículos (tanto carros como motocicletas) regularizados devem pagar esses valores. 

O pagamento do DPVAT acontece com a primeira parcela ou então na cota única do Imposto sobre a Prosperidade de Veículos Automotores (IPVA). Por isso é importante ficar atento para saber como funciona a devolução de parte dos valores. 

Restituição DPVAT 2020

Uma matéria do site UOL ouviu uma das maiores seguradoras do país, a Líder, que é responsável por esse seguro. De acordo com a empresa, um total de 3.184.053 proprietários de veículos ainda não pediram a restituição do DPVAT 2020

Esses números são apenas sobre cidadãos que ainda não solicitaram os valores pagos referentes ao ano de 2020. De acordo com a Seguradora Líder existem um total de 1.382. 596 de pedidos por fazer apenas no Estado de São Paulo. 

É importante lembrar também que o recolhimento da restituição do DPVAT vale apenas para quem chegou a solicitar os valores de 2019.

Como Solicitar DPVAT 2020

Por fim, o mais importante é saber como solicitar o DPVAT 2020. Essa é uma dúvida que faz com que muitas pessoas deixem de lado a solicitação e não contem com esses valores que são seu direito. 

O passo a passo para solicitar a devolução do Seguro DPVAT é o seguinte:

  • Primeiro, você deve entrar no site: https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br;
  • Agora use os seus dados: CPF (ou CNPJ) do proprietário; e-mail válido; telefone; Renavam do carro ou moto; data do pagamento; valor pago; dados do banco do proprietário; 
  • Pronto! O depósito da restituição do DPVAT pode acontecer em até dois dias úteis. 

De acordo com o portal, o andamento do processo pode ser todo feito diretamente pelo site em que foi solicitado. Se o valor não for pago ou existem alguns problemas, existem portais de comunicação para saber mais. 

É importante lembrar também que quem recolheu a taxa de DPVAT duas ou mais vezes deverá fazer a solicitação por outro endereço:  https://www.seguradoralider.com.br/Contato/Duvidas-Reclamacoes-e-Sugestoes

Outra situação diferente a solicitação de restituição do DPVAT para frotistas. Nesse caso é necessário entrar em contato pelo e-mail: restituicao.dpvat@seguradoralider.com.br 

Restituição do Imposto de Renda 2020: PAGAMENTO já tem DATA!

 

Leia Também