Solicitar Bolsa de Qualificação Profissional do Governo Federal: Passo a Passo!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Solicitar Bolsa de Qualificação Profissional do Governo Federal – Confira a seguir todos os detalhes sobre a solicitação das Bolsas de Qualificação do Governo!

Muitas pessoas não sabem que existem formas diferentes de pedir benefícios que todos os trabalhadores possuem direito. É o caso de quem pode solicitar a Bolsa de Qualificação Profissional do Governo Federal

É importante saber dessas opções caso você faça parte do grupo que possui a disponibilidade deste serviço. É justamente por isso que vamos trazer mais detalhes a seguir para essa bolsa que pode ser uma ótima notícia para você ou um de seus amigos e familiares. 

Entenda como funciona e quem pode fazer esse pedido pela internet, sem precisar sair de casa. Confira todas as principais informações. 

Solicitar Bolsa de Qualificação Profissional do Governo Federal
Imagem: Divulgação

Bolsa Qualificação Profissional O que é 

Primeiramente, o que é o Bolsa de Qualificação Profissional 2020? Essa é uma das novas modalidades de um benefício que é conhecido em todo o Brasil e procurado por milhares de brasileiros: o Seguro-Desemprego.

Feira Virtual de Estágios e Empregos; MILHARES DE VAGAS DISPONIBILIZADAS!

Nesse momento em que passamos por uma pandemia em todo o país, foram divulgadas algumas mudanças sobre essa ação que oferece cursos ou programas de qualificação. Agora é possível que o empregador escolha apenas capacitações de forma não presencial – e com duração não menor do que de um mês ou maior de três meses. 

Bolsa de Qualificação Profissional 2020 Como funciona 

Mas e como funciona a Bolsa de Qualificação Profissional 2020? Quer dizer, qualquer pessoa pode pedir o auxílio? Não é bem assim. Existem alguns pré-requisitos específicos que devem ser respeitados. 

Então quem pode receber Bolsa Qualificação Profissional? O público-alvo é:

  • Trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso; 
  • Necessário ter o contrato suspenso entre dois e cinco meses; 
  • A suspensão contratual deve ter sido feita: em acordo ou convenção coletiva de trabalho (aprovada também pelo trabalhador). 

O que o programa oferece é que, através de acordo, o profissional possa fazer um curso profissionalizante pelo Bolsa Qualificação (pago pelo patrão). Neste momento, existe apenas a opção de fazer um curso EaD (na modalidade não presencial). 

Solicitação Bolsa de Qualificação Profissional 2020 Passo a passo 

Por fim, é importante saber qual é o passo a passo para solicitação da Bolsa de Qualificação Profissional 2020. A seguir vamos trazer detalhes de todos os caminhos necessários para que o profissional receba o benefício. 

Confira:

  • 1º passo: a empresa ou entidade que faz parte do acordo (ou convenção coletiva) deve acessar o sistema e registrar os termos e informações. Mais detalhes para os empregadores no site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-instrumentos-coletivos-de-trabalho 
  • 2º passo: depois disso, o empregador deve entregar todos os documentos listados abaixo pelo Ministério da Economia:

Solicitação Bolsa de Qualificação Profissional 2020 Passo a passo 

  • 3º passo: por fim, ambos podem acompanhar a situação, valor e quantidade de parcelas diretamente no endereço eletrônico disponível.

Para saber mais detalhes sobre como funciona a solicitação, acesse o site do Governo Federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-bolsa-de-qualificacao-profissional

Plataforma Todos por Todos do Governo Federal: Vagas no Mercado de Trabalho e Cursos: 816 Serviços Gratuitos!

 

Leia Também