Quer solicitar o bloqueio ou desbloqueio do empréstimo do INSS? Confira o passo a passo
As taxas de juros para empréstimos consignados do INSS foram reduzidas recentemente pelo CNPS. Entenda a questão.
Em um mundo onde a praticidade digital se tornou uma extensão de nossas vidas, a segurança e o controle sobre nossas finanças nunca foram tão importantes. Para aposentados e pensionistas, o empréstimo consignado do INSS pode ser uma faca de dois gumes: uma ferramenta útil para momentos de necessidade ou uma porta aberta para compromissos financeiros indesejados. Felizmente, o poder de decidir se essa opção fica disponível ou não está ao alcance de um clique. Se a ideia de ter essa possibilidade ativa em sua vida financeira não lhe agrada, ou se você deseja reavaliar suas opções, acompanhe o guia que preparamos para você sobre como solicitar o bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado do INSS.

Procedimentos no INSS
Para aqueles que preferem manter suas finanças sob um escudo protetor, o INSS oferece a opção de bloquear a possibilidade de empréstimos consignados. Isso pode ser feito confortavelmente de casa, através do site ou aplicativo Meu INSS, acessível pelo endereço eletrônico https://meu.inss.gov.br/#/login. Essa medida preventiva é uma barreira contra fraudadores e uma garantia de que nenhum empréstimo será feito sem o seu consentimento expresso.
Veja também: Auxílio-doença: novas regras HOJE (07), confira!
O processo de bloqueio ou desbloqueio é simples e direto. Ao acessar o Meu INSS, você deve procurar pela opção “Novo Pedido”. Uma vez lá, digite “bloquear” ou “desbloquear” no campo de busca e selecione o serviço desejado na lista que aparecerá. O sistema irá apresentar um texto explicativo e, seguindo as instruções fornecidas, você poderá alterar o status do seu empréstimo consignado com facilidade.
Mas e se a situação mudar? Se em algum momento você decidir que um empréstimo consignado é, afinal, uma opção vantajosa, o desbloqueio também é feito pelo Meu INSS. O procedimento é o mesmo, e a mudança pode ser feita a qualquer momento, garantindo que você tenha controle total sobre suas opções de crédito.
Para aqueles que estão considerando a contratação de um empréstimo consignado, as notícias são animadoras. Recentemente, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma redução nos juros, tornando essa linha de crédito ainda mais atraente. Com taxas que agora variam de 1,84% ao mês para empréstimos com desconto em folha, e de 2,73% para operações de cartão de crédito consignado, o momento é propício para avaliar as opções.
Faça um levantamento detalhado
Antes de tomar qualquer decisão, é prudente consultar as taxas de juros praticadas pelas diferentes instituições financeiras. Essa pesquisa pode ser realizada através do portal do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, no serviço “extrato de empréstimos”. Lá, você encontrará a opção “instituições e taxas”, que permite uma comparação detalhada e informada entre as ofertas disponíveis.
E se você se deparar com um empréstimo não solicitado em seu nome? A ação imediata deve ser registrar uma reclamação no portal Consumidor.gov. A Senacon, vinculada ao Ministério da Justiça, é responsável por intervir e determinar o cancelamento da operação suspeita. Além disso, é altamente recomendável que um boletim de ocorrência seja registrado em caso de suspeita de fraude, reforçando a segurança de suas informações e direitos como consumidor.
Então, o controle sobre a possibilidade de realizar empréstimos consignados está em suas mãos. Com passos simples e um sistema acessível, o INSS assegura que seus beneficiários tenham a autonomia para decidir o que é melhor para sua saúde financeira. Seja bloqueando a opção para evitar surpresas desagradáveis ou desbloqueando para aproveitar uma oportunidade, a escolha é sua, e o processo, sem complicações.
Veja também: Abono natalino: pagamento é confirmado HOJE (08)? Saiba mais!