Evite estas 6 situações para deixar seu WhatsApp mais SEGURO

Há algumas atitudes que devemos tomar se quisermos manter a segurança de nossas contas. Veja como proteger seu WhatsApp!

Hoje em dia pode ser muito fácil acabar caindo em alguma armadilha que venha da internet, especialmente através de aplicativos de mensagem, como é o caso do WhatsApp. Por essa razão, é importante ficar de olho em algumas situações potencialmente perigosas para evitar ter problemas com elas. Nesse sentido, é importante que você conheça os riscos que está correndo diariamente. 

Caso esteja curioso para saber quais são essas situações de risco e como se livrar de todas elas para utilizar o mensageiro de forma adequada, continue lendo a matéria a seguir. 

Ao evitar essas situações, você consegue manter seu WhatsApp super seguro. Confira!
Ao evitar essas situações, você consegue manter seu WhatsApp super seguro. Confira! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Evite estas situações se quiser que seu WhatsApp fique seguro

Confira abaixo quais situações evitar para estar em segurança quando usar o WhatsApp. 

Primeiramente, uma das formas mais simples de ser pego em algum tipo de golpe é clicando em links suspeitos. Eles podem aparecer de várias formas:

  • Através de contas que você não têm adicionadas oferecendo propostas de emprego, de ganhar dinheiro fácil, de participar de promoções e coisas do gênero;
  • Por mensagens de contatos conhecidos, compartilhadas muitas vezes;
  • Através de contas falsas de entidades. 

Por isso, é sempre bom evitar clicar em links que venham de locais que você não conhece, pois podem ser vírus. 

Ative a verificação de duas etapas

Em seguida, algo que pode ajudar bastante a proteger seu WhatsApp é ativar a verificação em duas etapas, que funciona como uma outra maneira de segurança da conta. Basicamente, esse recurso adiciona uma senha de seis números que se ativa para verificar se é você mesmo quem está acessando. 

Saia do WhatsApp Web

Outro ponto importante é se deslogar do WhatsApp Web, especialmente se você utiliza sua conta em computadores compartilhados. Dessa forma, sempre que terminar de usar sua conta, certifique-se de retirá-la do computador.

Veja também: WhatsApp: nova função acaba de sair, confira AGORA

Desative o download de mídias automático

Agora, se você utiliza um plano de dados limitado, é bom desativar o download automático de mídias, como fotos e vídeos. No fim das contas, seu celular pode acabar baixando arquivos de grupos e conversas que você não necessariamente quer ver, mas que podem aumentar o consumo de memória. 

Ative o backup automático

Ainda, você deve manter o backup automático do seu WhatsApp sempre ativo, evitando perder o conteúdo das mensagens que estiverem disponíveis através dele. Caso você precise trocar de celular, por exemplo, não vai perder conteúdos importantes que estiverem na sua conta do mensageiro, pois estarão salvos na nuvem. Essa é uma forma efetiva de manter todos os dados em segurança. 

Não compartilhe dados sensíveis por WhatsApp

Por fim, nunca compartilhe dados sensíveis através de mensagens, especialmente com contas suspeitas. Lembre-se de que os bancos e instituições financeiras nunca entrarão em contato com você para solicitar senhas, por exemplo. O mesmo vale para nome completo e fotos de documentos, como o RG ou o CPF, que podem ser utilizados para a aplicação de golpes por criminosos na internet.

Veja também: Estes são os GOLPES mais populares no WhatsApp: saiba como se esquivar de TODOS eles!