Situação do Benefício INSS

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Situação do Benefício INSS – Veja como consultar pela Internet o status da sua solicitação!

Situação do Benefício INSS – É possível acompanhar pela internet o status da sua solicitação junto à Previdência Social. Veja como fazer isso!

Após muitos anos de esforço e dedicação, finalmente chega o momento de “pendurar as chuteiras”, como diz o ditado. Estamos falando do momento da aposentadoria, algo sonhado por alguns e temido por outros.

No Brasil, a aposentadoria funciona por meio do Instituto Nacional do Seguro Social – o INSS. Ao longo de sua atividade laboral, o trabalhador contribui mensalmente com um valor que, futuramente, será utilizado para custear sua aposentadoria. Além disso, o INSS também assegura os rendimentos a pessoas em situação de doença, invalidez etc. Continue lendo e veja como consultar a situação do benefício INSS!

Situação do Benefício INSS
Imagem: Divulgação.

Situação do Benefício – Consulte pela internet

Situação do Benefício INSS veja como consultar
Imagem: Divulgação.

Quando você atinge a idade exigida pela legislação vigente ou o tempo de contribuição necessário para se aposentar é a hora de procurar uma agência do INSS para solicitar o seu benefício. É claro que a aposentadoria não é o único benefício concedido pelo INSS, então é possível consultar pela internet a situação de outros auxílios, como os de incapacidade, por exemplo.

Pois bem. Uma vez que você já cumpriu os passos para requisitar a sua aposentadoria ou auxílio, é possível consultar a situação do benefício pela internet. Ou seja, é possível consultar se o seu pedido de benefício foi aprovado ou reprovado, se já tem previsão de pagamento ou não e outras informações úteis ao segurado INSS. Confira o passo a passo para consultar a situação do benefício através da internet:

  • – Acesse o site do INSS http://bit.ly/2zPC4Zy
  • – Informe o número do benefício sem utilizar sinais gráficos como pontos ou barras
  • – Informe sua data de nascimento
  • – Digite o nome e o CPF (também sem sinais gráficos) do beneficiário

Pronto! Basta fazer isso! Caso não consiga realizar sua consulta à situação do benefício INSS ligue para a Central de Dúvidas da Previdência Social no telefone 135. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h levando-se em consideração o horário de Brasília.

Veja também: INSS reconhece o aumento do direito ao tempo especial para trabalhadores!

É possível se aposentar sem ter contribuído para o INSS?

Situação do Benefício INSS aposentadoria baixa renda
Imagem: Divulgação (Agência Brasil)

A resposta é sim, é possível se aposentar sem ter contribuído para o INSS. A Previdência Social concede um salário mínimo (R$ 954) a pessoas que fazem parte de famílias com baixa renda. Têm direito ao benefício de aposentadoria para pessoas com baixa renda as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

Também é possível solicitar aposentadoria mesmo sem ter contribuído em casos de pessoas que apresentem algum tipo de deficiência que as incapacite para o mercado de trabalho, seja ela de natureza mental ou física. Nesses casos não é necessário possuir idade igual ou superior a 65 anos, basta comprovar a deficiência junto ao INSS.

A equipe Pronatec criou um artigo especificamente sobre o tema. Aproveite e se informe sobre a Aposentadoria Para Pessoas de Baixa Renda!

 

Leia Também