Confira a situação ATUAL da marca de arroz que foi ARRANCADA dos mercados por risco à saúde

Uma marca de arroz que foi interditada pode ter voltado à comercialização. Saiba mais sobre!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a grande responsável por proteger a saúde da população brasileira, fazendo o controle sanitário das produções e consumo de serviços no geral. Há algum tempo, ela proibiu a comercialização de uma famosa marca de arroz.

Se você quer saber mais sobre a marca hoje em dia, qual foi a proibição e por quais motivos isso aconteceu, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de todos os detalhes. 

A ANvisa proibiu a comercialização de novos produtos nos mercados. Confira a situação!
A Anvisa proibiu a comercialização de novos produtos nos mercados. Confira a situação! / Fonte: divulgação

Marca famosa de arroz foi proibida pela Anvisa

A princípio, a Anvisa é responsável não apenas pela regulamentação de alimentos, mas também de cosméticos e até remédios. Com isso, o papel da agência é de suma importância para que os cidadãos saibam que determinados produtos são seguros para consumo, o que não foi o caso de uma famosa marca de arroz. 

A saber, sempre que alguma empresa é reprovada nas medidas de segurança, da agência, o produto deve deixar as prateleiras e a comercialização deve ser parada, o que foi exatamente o que aconteceu com o alimento em questão. Após um decreto da Anvisa, o arroz teve de deixar as prateleiras, notícia que pegou muitos de surpresa. 

A medida não é recente: ela foi tomada em 2017. Na época, a agência chegou a proibir a distribuição e venda de um lote específico da marca Favorito, em que foram detectados excrementos de roedores, assim como pelos fragmentados e inteiros, fora fragmentos de insetos e larvas inteiras. 

A saber, o Centro de Laboratório Regional – Instituto Adolfo Lutz Campinas III foi quem detectou as substâncias no arroz longo fino tipo 1, cujo lote era 00204, válido, na ocasião, até 25 de fevereiro do mesmo ano. A empresa, portanto, teve que recolher seu produto dos estoques. 

Veja também: Proibidões da Air Fryer: NUNCA coloque estes alimentos na sua fritadeira

Marca de queijo também passou pelo crivo da agência

Recentemente, conforme a Resolução Nº 71, publicada no dia 01 de janeiro de 2023, a Anvisa também proibiu a comercialização, distribuição e o uso de todos os lotes dos produtos “queijo provolone desidratado” e “queijo coalho desidratado”, ambos pertencentes à marca Kanastra Real, que foram fabricados por uma empresa desconhecida. 

A motivação da medida levou em consideração a interdição cautelar NGC SUBVS-SVSDVAA-MG nº.57577225/2022 desses produtos. Isso porque eles não possuíam registro nos órgãos de agricultura competentes. Além disso, também não veiculavam informações que possibilitasse a identificação do produtor. 

Em resumo, o ato implica em falsificação, visto que os rótulos continham informações não verdadeiras, com o número do CEP faltando um dígito, inclusive. Hoje em dia, apesar disso, os queijos são fabricados normalmente, segundo informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina. 

Anvisa interdita supermercado

Por fim, além dos produtos em questão, a agência também chegou a interditar, recentemente, um supermercado inteiro em Bragança Paulista. O Compre Fácil foi alvo de uma denúncia no momento de análise dos profissionais. 

A fim de constatar a procedência desse aviso, a agência detectou que o estabelecimento não estava de acordo com as normas de vigilância sanitária, o que fez com que fosse interditado.  

Veja também: Governo avalia NOVO IMPOSTO para compras internacionais; regras vão mudar NOVAMENTE?