Sisutec 2015

Inscrições Sisutec 2015

As inscrições para as vagas remanescentes do Sisutec 2015 estão abertas! Não perca essa oportunidade.

Lembrando que todos os interessados podem se inscrever, independente de ter realizado o ENEM 2014. As vagas remanescentes, são vagas que não foram preenchidas nos dois processos de seleção que o Sisutec possui.

Informações sobre o processo Sisutec 2015

Fique atento às inscrições Sisutec 2015, o processo de inscrição Sisutec estará disponível a partir de segunda-feira (29/06), e deverá ser realizado pela web.

Se você está procurando uma especialização técnica para ingressar no mercado de trabalho, este é o momento. O MEC (Ministério da Educação) informou que o primeiro processo Sisutec 2015 estará ofertando 83.641 vagas em 515 municípios de todo o país.

Será possível participar das inscrições aqueles que realizaram a prova do Enem em 2014 e marcaram uma pontuação superior a zero na redação. O desempenho na prova será critério para a seleção do estudante para a vaga que solicitou.

O endereço eletrônico para a inscrição é sisutec.mec.gov.br e o canditato precisa do número da senha do Enem. No caso do estudante não ter estes dados, é possível recuperá-los no site do exame nacional.

Durante o período de inscrição é possível alterar as opções escolhidas, sendo a última considerada como a oficial.

Sisutec 2015 – Cursos técnicos gratuitos

Estudar nem sempre é uma certeza na vida dos jovens brasileiros. Os altos custos da graduação inviabilizam, muitas vezes, a oportunidade de se conquistar um diploma. Para aqueles que buscam alternativas e auxílio para driblar as barreiras econômicas há opções como o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições para a primeira fase do programa Sisutec 2015 serão divulgadas em breve.

www.sisutec.com.br

Através do sistema, o estudante que realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode solicitar vagas gratuitas em universidades públicas ou privadas e mesmo em instituições de educação profissional e tecnológica em cursos técnicos. O processo se dá duas vezes ao ano e é feito unicamente pela internet, sem custos.

O Sisutec, criado em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC), faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e busca ampliar o acesso do brasileiro a cursos técnicos subsequentes. Já neste ano, o sistema ofertou gratuitamente 289.341 vagas no ensino técnico tanto nas universidades, quanto nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S), presentes em 466 municípios.

Como participar do Sisutec 2015

Após inscreve-se, o canditado pode selecionar até duas opções, na sua ordem de preferência, de cursos oferecidos pelas instituições que compõem o Sisutec. Caso o aluno também deseje concorrer as vagas destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou declaram-se pretos, pardos ou indígenas, ou se será pela ampla concorrência, é preciso informar. As vaga para o primeiro caso totalizam cerca de 85% do total oferecido pelo Sisutec.

Seleção Sisutec 2015

A partir da dos critérios estipulados, como notas do Enem e o programa de cotas, o sistema escolherá automaticamente os selecionados. No site oficial do Sisutec é possível conferir o cronograma das divulgações e quando os resultados serão publicados.

A seleção Sisutec 2015 levará em conta a pontuação do candidato na ordem de respectiva importância: a redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Ocorrem duas chamadas anuais. Em um primeiro momento são contemplados os candidatos nas suas primeiras e segundas opções de cursos, de acordo com sua preferência e nota no Enem. Caso as vagas não sejam totalmente completadas, uma segunda chamada é lançada. Se ainda assim o quadro não for completado são lançadas as vagas remanescentes.

Instituições Sisutec 2015

Em 2014/2 estiveram disponíveis ao candidatos cursos de forma subsequente nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, nas Instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, nas quais os gestores firmaram termos de adesão como parceiros ofertantes de cursos no âmbito da Bolsa-Formação, nas Instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNAs), nas Fundações públicas que dedicaram-se à educação profissional e tecnológica e que seja, devidamente habilitadas nos termos da Lei, nas Instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.