SISU tem mais de 200 MIL vagas disponíveis: como fazer a consulta de oportunidades?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será aberto nos próximos dias e contará com alto número de vagas. Veja como participar e garantir sua vaga.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é hoje em dia uma das principais formas de conseguir uma vaga em uma instituição de ensino público federal. A plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Educação e é utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para tanto, estão disponíveis as vagas nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente, com uma certa porcentagem de suas vagas, à nota do Enem como forma de ingresso, em substituição ao vestibular. A sua dinâmica é por turnos, durante o dia, fica aberta a seleção e medição por estudantes e na madrugada é fechado às edições.

Isso porque o sistema gera o ranking classificatório , com base na nota de corte de cada curso e instituição. Além disso, no momento o Sisu está com mais de 200 mil vagas disponíveis. Saiba como garantir uma oportunidade!

SISU tem mais de 200 MIL vagas disponíveis: como fazer a consulta de oportunidades?
Sisu está com mais de 200 mil vagas para instituições federais. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Mais de 200 mil vagas disponíveis

Se você pretende disputar uma vaga para ingressar no ensino superior numa instituição pública através do Sistema de Seleção Unificada, saiba que o sistema possui mais de 226 mil vagas no momento. A informação foi divulgada na última segunda-feira (30), pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o MEC, a primeira edição de 2023 deve contar com mais de 226.399 mil vagas distribuídas entre 6.402 cursos de graduação. As oportunidades são voltadas para 128 instituições públicas participantes, sendo que 63 delas consistem em universidades federais.

Além disso, para consultar as vagas no Sisu 2023.1, é necessário acessar a página do sistema (acessounico.mec.gov.br). Ao acessar o site, é preciso digitar o nome da instituição de ensino ou o nome do curso. É possível conferir as oportunidades disponíveis através de modalidades de concorrência, cursos, assim como turnos, instituições e localização.

Por meio do site do Sisu, também é possível acessar na íntegra o documento de adesão de cada uma das instituições de ensino. Lá são informados os cursos oferecidos de acordo com cada campus. As inscrições de 2023.1 serão abertas no dia 16 de fevereiro às 23h59 e finalizadas em 24 de fevereiro.

Confira também: Passo a passo de como acessar o Portal Acesso Único para realizar as inscrições do Fies, Sisu e Prouni em 2023

Calendário do Sisu 2023.1

  • Inscrições: 16 a 24 de fevereiro;
  • Resultado da chamada regular: 28 de fevereiro;
  • Matrícula da chamada regular: 2 a 8 de março;
  • Lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março;
  • Convocação da lista de espera: a partir de 13 de março.

Vale ressaltar ainda que aqueles que não conseguirem uma vaga no Sisu, ainda possuem a oportunidade de estudar com um baixo custo. Isso porque existem diversos programas de bolsas que são oferecidos por todo o país, além do Fies e do Prouni, que consistem em programas de financiamento estudantil e de bolsas em universidades particulares, oferecidos pelo próprio governo federal.

Portanto, não perca a oportunidade e fique atento às datas para conseguir a tão sonhada vaga em uma instituição de ensino superior neste ano.

Saiba mais: Edital do SiSU 2023 é divulgado: confira todas as datas do Sistema de Seleção Unificada deste ano