Sisu Transferência

Sisu Transferência – Saiba tudo sobre essa nova ação do MEC para ocupar as vagas remanescentes nas Universidades Federais!

Sisu Transferência – Confira como vai funcionar o novo método do MEC n em 2019!

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de um novo sistema totalmente informatizado para selecionar estudantes que possuam interesse em ocupar as vagas remanescentes em Universidades Federais. Ele é basicamente inspirado no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), e a ele foi dado o nome de Sisu Transferência!

O MEC informou que este sistema está sendo preparado neste ano e vai entrar em funcionamento no próximo governo, a partir do próximo ano.

Através do Sisu, a adesão das universidades não será obrigatória e este sistema irá oferecer uma flexibilidades para que a instituição decida o número de vagas que vai colocar a disposição e quais serão os critérios de seleção que ela vai utilizar, como a quantidade de vagas reservadas para cotas e exigência das notas mínimas dos candidatos.

Sisu Transferência
Foto: Emanuel Amaral

Vagas não Ocupadas em Universidades Federais

Em um anúncio realizado junto com a divulgação do Censo da Educação Superior de 2017, mostrou que houve 2,8 milhões de vagas remanescentes na educação superior do país, mostrou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Vagas não Ocupadas em Universidades Federais
Foto: Divulgação

Entre essas, o Inep mostrou que em sua maioria estas vagas estão nas universidades privadas. Porém, em universidades federais o número de vagas remanescentes foi relativamente alto, ele chegou a 164 mil.

Estas vagas remanescentes representam uma enorme gasto de dinheiro público, e que estão se acumulando há muitos anos. Ainda mais que existem milhares de estudantes que possuem o sonho de estudar em uma faculdade pública, e também em universidades privadas, através de bolsas ou financiamentos.

Veja também os Possíveis Temas de Redação do Enem 2018!

Sisu Transferência 2019

O Inep ainda informou os dois motivos pelo crescimento das vagas ociosas e por consequência o motivo da criação do Sisu Transferência 2019, são eles, o alto índice de desistência nos curso de licenciatura, e em segundo o é o abandono do curso quando o estudante obtém outra vaga em um curso diferente que ele considera mais adequado.

O órgão também fez referência que 20% dos 329 mil estudantes que obtiveram uma vaga na educação superior nas universidades federais realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) novamente, mesmo após se matricular em uma instituição.

Sisu Transferência 2019
Foto: Divulgação

Isso é uma prova que os estudantes procuram trocar de curso ou de instituição, isso faz com que o número de vagas ociosas se tornem ainda maior.

O sistema vai funcionar como o Sisu, selecionando os alunos conforme suas médias do Enem, mas como elas são vagas remanescentes ao decorrer do curso, elas serão oferecidas para os estudantes que já se encontram no ensino superior em instituições privadas e públicas para transferência.

Veja maiores detalhes sobre este tema e muitos outros através da pagina ofical do MEC: http://portal.mec.gov.br/

Confira ainda Como Fazer Uma Redação Dissertativa Argumentativa para o Enem 2018!

 

Leia Também