Sisu – Qual é a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico

Sisu – Qual é a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico – Confira as principais diferenças sobre as modalidades disponíveis através do Sisu!

Sisu – Qual é a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico – Tire suas dúvidas sobre as modalidades disponíveis através do Sisu! Saiba o que é ABI, área básica de ingresso e muito mais!

As etapas que marcam o fim de um ano e início de outro são marcadas pela ansiedade de milhares de brasileiros que querem conquistar uma vaga no ensino superior público através do Sisu 2018.

Com o processo de inscrição, porém, surgem algumas dúvidas. Por exemplo: você sabe exatamente Sisu – qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnológico? Essa escolha pode ser importante no momento de escolher a melhor opção para você.

Sabendo disso, selecionamos algumas das principais dúvidas ligadas ao processo todo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Saiba como inscrever-se e escolher o curso de graduação ideal para você.

Sisu - Qual é a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico
Foto: Divulgação

Como funciona o Sisu 2018

Como funciona o Sisu 2018
Foto: Divulgação

Afinal, como funciona o Sisu 2018? Todos os interessados já podem verificar quais são as vagas disponíveis no sistema e filtrar por instituição, cidade e estado federativo. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, duas opções diferentes de cursos.

Mas ao filtrar a lista de cursos é possível verificar as possibilidades também por turnos (matutino, vespertino, noturno ou integral) e por grau (bacharelado, licenciatura, tecnológico e área básica de ingresso). Mas você sabe o que é cada uma delas? Confira!

Confira também as principais Diferenças entre Encceja, EJA e Ceeja!

O que é Licenciatura

O que é Licenciatura
Foto: Marcela Duarte

Você sabe o que é licenciatura? Podemos definir licenciatura como o curso para formação de professores. Isto é, todos os formados neste tipo de curso poderão lecionar em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Existem chances de cursos de licenciatura para História, Matemática, Geografia, Educação Física e muito mais. Para os interessados em trabalhar com anos iniciais é indicado buscar uma vaga no curso de Pedagogia.

Esses cursos são, em geral, com uma duração de quatro anos.

O que é Bacharelado

O que é Bacharelado
Foto: Divulgação

Mas e o que é bacharelado? Esse pode ser considerado como um tipo de curso tradicional de graduação. Aproximadamente 60% das graduações do país são deste tipo. Os alunos formados neste tipo de capacitação possuem uma formação com base teórica e científica, voltada para diversos setores – que variam de acordo com sua área de interesse.

Essa é uma ótima opção para quem quer seguir uma carreira no mercado de trabalho em profissões como jornalista, administrador, advogado, engenheiro, médico, enfermeiro e etc. Os cursos de bacharelado duram, geralmente, entre quatro e cinco anos.

O que é Curso Tecnológico

O que é Curso Tecnológico
Foto: Divulgação

Por fim, o que é Curso Tecnológico? Essas capacitações são voltadas para a prática, em suma. São graduações mais curtas do que o bacharelado que oferecem exercícios e conhecimentos de atividades específicas.

Cerca de 20% das graduações do país são de cursos tecnológicos (ou curso superior de tecnologia). Essas formações são, geralmente, de dois a três anos de duração.

Confira também os Cursos Técnicos Gratuitos Senac 2018!

O que é ABI

Outra dúvida: o que é ABI no Sisu? Muitos não sabem o que é a área básica de ingresso. Essa não é exatamente uma titulação (como bacharelado, licenciatura, etc.) e sim um tipo de curso que, depois de concluir um conjunto básico de disciplinas – também chamado de ‘ciclo básico’ – dá a chance para que candidatos escolham entre duas ou mais formações.

Por exemplo, os interessados podem ingressar em um curso de Engenharia e escolher depois o tipo de formação específica (Civil, Química, Mecânica, etc.). Outro exemplo é a escolha do curso de Letras e depois a habilitação em Português, Espanhol, Inglês ou outro).

 

Leia Também