Sisu MEC 2019 – Edital Divulgado!

Sisu MEC 2019 – Edital com Data para Inscrição e Resultado da Chamada Regular já Está Disponível, Confira!

Sisu MEC 2019 – Principal veículo de acesso ao ensino superior no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada teve o seu edital publicado pelo MEC. Leia e confira mais informações!

O Enem foi realizado nos dias 4 e 11 de novembro por mais de 5 milhões de brasileiros que sonham em usar a nota do exame para ingressar no ensino superior. Mas você sabe como isso funciona? Não é apenas fazer o Enem e esperar o resultado. O participante precisa se cadastrar no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino. E agora é a hora em que os participantes do Enem precisam prestar atenção nos próximos passos, pois o MEC divulgou o edital do Sisu 2019 na noite do dia 21 de novembro. Continue lendo para mais informações sobre data de inscrição, resultado da chamada regular e dicas sobre o funcionamento do sistema!

Sisu MEC 2019
Imagem: Agência Brasil / EBC (Divulgação).

Sisu Como Funciona

sisu como funciona
Imagem: Agência Brasil / EBC (Divulgação)

O Sisu permite que os participantes do Enem escolham um curso superior em 130 universidades públicas espalhadas em todos os estados brasileiros. O Sisu funciona da seguinte maneira: o candidato do Enem usa seu número de inscrição para se cadastrar no site do Sisu. O cadastro é bem simples e pode ser feito por computador ou celular com acesso à internet.

Após efetuar o cadastro, o participante pode escolher duas opções de curso em instituições públicas superiores de ensino que façam parte do Sistema de Seleção Unificada. Para poder se cadastrar no Sisu, o participante deve ter realizado o Enem 2018 com aproveitamento superior a zero na prova de redação.

Você sabe o que são as Diretrizes do Ensino Médio?

Sisu MEC Edital – Datas de Inscrição e Publicação dos Resultados!

sisu mec 2019 inscrição
Imagem: Agência Brasil / EBC (Divulgação)

Finalmente está disponível para consulta o edital do Sisu MEC 2019. Você pode conferir a íntegra do documento consultando o link anexado ao fim do artigo, mas listaremos aqui os aspectos principais do edital para facilitar a sua vida.

O período de inscrições no Sisu vai de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59min do dia 25 de janeiro de 2019, devendo ser observado o horário de Brasília! A inscrição é realizada exclusivamente pela internet no site sisu.mec.gov.br e não é cobrada taxa de inscrição. Depois de se inscrever no Sisu, o estudante deverá escolher, por ordem de preferência, duas opções de curso em universidades públicas participantes do Sistema de Seleção Unificada. Lembrando que o candidato não pode se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino. O resultado da primeira edição do Sisu 2019 será divulgado no dia 28 de janeiro de 2018. A equipe do blog Pronatec deseja boa sorte a todos que irão participar!

Acesse a íntegra do edital: http://bit.ly/2BqU9Om

Depois do Sisu, quem fez o Enem 2018 também pode se inscrever no Prouni para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino.

Está com dúvidas sobre o Sisu? Aproveite e confira Quem Pode Se Inscrever no Sisu!

 

Leia Também