SiSU 2024 tem resultados divulgados HOJE; consulte!

Aqueles que participaram do SiSU podem finalmente consultar os resultados. Saiba como acessar as informações e fique de olho!

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 promete marcar uma nova fase no acesso à educação superior no Brasil, com a divulgação dos resultados esperada para esta terça-feira. 

Pela primeira vez, o programa terá apenas uma edição anual, ocorrendo em janeiro, sem a edição de meio de ano que era tradicionalmente realizada. Esse ajuste no cronograma visa simplificar o processo de seleção, tornando-o mais direto e eficiente para os candidatos. Confira!

Você chegou a prestar o SiSU neste ano? Então fique esperto, pois os resultados já estão disponíveis. Confira!
Você chegou a prestar o SiSU neste ano? Então fique esperto, pois os resultados já estão disponíveis. Confira! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, como funciona o SiSU?

A princípio, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o SiSU é a porta de entrada para muitos estudantes que sonham em ingressar em universidades públicas pelo país. 

A seleção é feita com base na pontuação obtida no exame, e os candidatos podem escolher até duas opções de cursos, tendo a liberdade de alterá-las até o encerramento das inscrições.

O que acontece após o resultado do SiSU?

Primeiramente, caso seja aprovado, o candidato deve realizar sua matrícula na instituição de ensino escolhida entre 1º e 7 de fevereiro de 2024. 

Aqueles que não forem selecionados na primeira chamada ainda têm a chance de participar da lista de espera, manifestando interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Novas regras de cotas

Ademais, uma das principais mudanças este ano diz respeito às cotas. Agora, todos os candidatos, independentemente de sua condição, concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência. 

Apenas se não alcançarem as notas necessárias nesta modalidade e se enquadrarem nos grupos de cotas é que serão considerados para as vagas reservadas. 

Esse ajuste visa garantir uma distribuição mais justa das vagas, assegurando que as cotas beneficiem efetivamente aqueles que mais precisam.

SiSU conta com milhares de vagas

Com 264.181 vagas disponíveis em 127 instituições de ensino superior, o SiSU 2024 se apresenta como uma oportunidade única para estudantes de todo o país. 

A saber, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera o ranking com o maior número de vagas, seguida por outras instituições renomadas. 

Esta edição do SiSU é, sem dúvida, um marco importante para o ensino superior no Brasil, prometendo impactar positivamente a vida de milhares de jovens em busca de uma educação de qualidade.

Saiba mais: Atualização nos resultados do Sisu muda o jogo e candidatos vão ter SURPRESA nesta terça-feira (30)

ProUni está com vagas abertas

Ainda, as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2024 estão abertas, iniciando nesta segunda-feira (29) e se estendendo até a quinta-feira (1º de fevereiro). 

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para candidatos que realizaram o Enem em 2022 ou 2023, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota acima de zero na redação. 

Quem pode se inscrever no ProUni?

Por fim, para participar, os interessados devem se inscrever pelo portal Acesso Único (https://acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando suas credenciais do gov.br.

Em suma, o ProUni é destinado a estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola pública, em escola privada como bolsistas integrais, ou uma combinação de ambas. 

Além disso, o programa atende a pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam buscando formação em licenciatura ou pedagogia. 

Para concorrer a bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal per capita não ultrapasse um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos por pessoa.

Veja mais: Doença muito popular entre os brasileiros pode ANTECIPAR a aposentadoria do INSS: lei foi aprovada!