Edital Sisu 2024 foi publicado, entenda as mudanças, cronograma e como realizar a inscrição

Saiba tudo sobre as mudanças no Sisu 2024 e como elas impactarão seu acesso ao ensino superior público. Prepare-se para uma única edição anual repleta de oportunidades educacionais.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das portas de entrada para o ensino superior público no Brasil, permitindo que estudantes de todo o país concorram a vagas em universidades federais, estaduais e municipais com base em suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Este programa, que começou a funcionar em 2010, passará por uma transformação significativa a partir de 2024. Neste artigo, exploraremos as mudanças recentes no Sisu e o que elas representam para os candidatos em busca de oportunidades educacionais.

Novidades no Sisu 2024; confira. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Sisu em 2024: uma edição anual

Até o ano de 2023, o Sisu tradicionalmente realizava duas edições por ano, permitindo que estudantes se inscrevessem tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo. No entanto, a partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição anual. Isso significa que os candidatos terão uma única chance por ano de concorrer às vagas no ensino superior público.

Veja também: Novo calendário do Sisu: o que esperar da mudança para uma edição anual em 2024?

Como funciona o Sisu

Em suma, o Sisu é um sistema que agrega todas as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior, tornando mais fácil para os candidatos encontrar e se candidatar a cursos de seu interesse. Nesse sentido, para participar, é necessário ter feito a última edição do Enem e não ter obtido nota zero na prova de redação. Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, permitindo flexibilidade na escolha de sua formação acadêmica.

Nota de corte e flexibilidade de escolha

A saber, uma das características marcantes do Sisu é a divulgação diária da nota de corte de cada curso. Essa nota é calculada com base nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento e serve como referência para a competitividade do curso. Os candidatos têm a liberdade de alterar suas opções de curso quantas vezes desejarem durante o período de inscrição, permitindo uma estratégia mais flexível na busca por uma vaga.

Cronograma do Sisu 2024

Para que os candidatos possam se planejar adequadamente, é importante conhecer o cronograma do Sisu 2024:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

As mudanças no Sisu em 2024 representam uma reviravolta no processo de acesso ao ensino superior público no Brasil. Os estudantes terão que se adaptar a um único processo seletivo anual, tornando a preparação e a escolha dos cursos uma tarefa ainda mais estratégica. Entretanto, o Sisu continua sendo uma ferramenta fundamental para a democratização do acesso à educação superior, proporcionando oportunidades valiosas para os jovens brasileiros em busca de crescimento acadêmico e profissional. O próximo ano promete desafios e oportunidades emocionantes para todos os que almejam ingressar nas instituições públicas de ensino superior do país.

Veja também: SISU alterado pelo Ministério da Educação em 2024: brasileiros terão menos chances?