Sisu 2020 vai ser suspenso? Programa tem recomendações para ser suspenso, confira!



Sisu 2020 vai ser suspenso? Confira o que é fake e o que é verdade sobre os rumores da suspensão do Sistema de Seleção Unificada edição 2020!

Sisu 2020 vai ser suspenso? – Confira o que é verdade sobre o processo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada! Fique ligado para os prazos!

É verdade que o Sisu 2020 vai ser suspenso? Muitas pessoas estão querendo saber mais detalhes sobre o principal processo de seleção do país para quem quer uma vaga em uma universidade pública. 

Alguns boatos estão sendo espalhados na internet através de redes sociais. Primeiramente, é importante lembrar que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é organizado pelo Ministério da Educação (MEC). 

Isso quer dizer que é necessário sempre ouvir esse alto órgão da educação no país. Confira a seguir tudo sobre as polêmicas recentes e saiba se é verdade que o sistema será cancelado em breve. 

Sisu 2020 vai ser suspenso
Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo

Sisu Suspenso

As informações do Sisu suspenso nada mais são do que boatos realmente. Alguns fatos fizeram com que dúvidas surgissem sobre o início do programa neste semestre, mas o MEC optou por manter as datas iniciais. 

Um erro na correção do Enem 2019 acabou acarretando em todos esses detalhes. Alguns candidatos tiveram as suas notas dadas incorretamente graças a um erro na gráfica, de acordo com o ministro da Educação. 

Com esses erros houve um medo de que alguns candidatos contassem com problemas no momento de buscar um dos cursos pelo Sisu. Por isso o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o governo federal suspendesse as inscrições e que o cronograma fosse modificado. 

Mas a suspensão do Sisu 2020 não deverá acontecer se depender do MEC. Mesmo com o pedido feito pelo MPF, o calendário foi mantido com uma alteração. O processo de seleção terminaria no dia 24 de janeiro (sexta) e foi estendido até o dia 26 (domingo). 

Sisu cancelado

Então o Sisu vai ser cancelado? Até o momento é possível prever que não. Enquanto essa matérias está sendo escrita, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada estão acontecendo normalmente. 

Algumas instituições, porém, estão cogitando desistir de ofertar vagas pelo sistema. Inclusive a Universidade Estadual do Tocantins divulgou no dia 22 de janeiro que não irá participar do Sisu Unitins

Segundo a instituição, os problemas técnicos que estão acontecendo na plataforma atrapalharam os estudantes nos primeiros dias de inscrição. De acordo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os problemas no Sisu foram resolvidos e não será necessário cancelar. 

Fique atento as datas para Inscrição do Prouni 2020!

 

Leia Também