Sisu 2020 – Quando começam as inscrições? Confira!

Está chegando a hora de fazer a inscrição para o maior programa de acesso ao ensino público superior do país! Confira!

O Sisu 2020 está chegando! São milhões de brasileiros e brasileiras, jovens e adultos que querem entrar em uma universidade pública. Através desse programa do Ministério da Educação (MEC) é possível alcançar a tão sonhada vaga no ensino superior. 

Para quem ainda não sabe, o Sistema de Seleção Unificada é a principal forma de acesso ao ensino superior público no Brasil. São muitos inscritos todos os anos para instituições de ensino de todo o país. 

A seguir vamos trazer algumas das principais informações. Fique atento e saiba como participar do Sisu e conseguir uma tão sonhada vaga em uma universidade. Saiba mais detalhes e fique atento!

Sisu 2020
Foto: Divulgação

Quem pode se inscrever Sisu 2020

Primeiramente, quem pode fazer a inscrição no Sisu 2020? Essa é uma dúvida que surge com frequência por parte de quem está ansioso para entrar em uma universidade. Esse é o principal programa para acesso ao ensino superior público em todo o país. 

Mas e como funciona o Sisu? Essa é uma plataforma ligada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O programa surge para preencher vagas em universidades públicas e institutos federais. 

A classificação dos candidatos se dá sempre através do desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A vantagem é que os estudantes podem inscrever-se para estudar em todas as regiões do país sem sair de casa.

Mas existem alguns pré-requisitos Sisu 2020. São eles:

  • Ter participado do Enem 2019; 
  • Não ter tirado nota zero na redação; 
  • Ter finalizado o Ensino Médio;
  • Ter pontuação acima da nota de corte (para conseguir a vaga). 

Inscrições Sisu 2020

Por fim, as inscrições no Sisu 2020 ainda não foram divulgadas oficialmente. O calendário prevê que em janeiro já aconteça a abertura para quem quer uma das vagas. Por isso é importante ficar ligado para participar. 

De acordo com o site oficial, o cronograma do Sisu 2020 ainda não foi divulgado. Existe uma mensagem na plataforma que diz: “O cronograma do processo seletivo do Sisu para 1º/2020 ainda não está disponível.”

Por isso é importante ficar ligado para as datas do Sisu. O sistema seleciona os candidatos automaticamente calculando as notas de corte. A chamada é divulgada e os candidatos selecionados devem fazer a matrícula dentro do prazo específico. 

Na edição do próximo ano, os candidatos que conseguiram vaga na 1ª ou 2ª opção de escola não poderão participar da lista de espera do Sisu 2020

 

Leia Também