Sisu 2020 – Como aumentar suas chances em uma universidade pública?



Fique ligado para algumas dicas que poderão fazer toda a diferença na escolha de cursos do Sistema de Seleção Unificada!

O Sisu 2020 está dando o que falar! De erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a prorrogação das datas, os candidatos devem ficar atentos para saber tudo. Esse programa poderá ser a chance que você esperava para começar um curso de graduação.

Hoje em dia o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ainda é a principal porta de entrada para universidades de todo o país. Por isso é interessante que você confira algumas dicas para concorrer às vagas de seu interesse.

Confira a seguir algumas informações que poderão lhe ajudar. Saiba como escolher as melhores oportunidade de acordo com as suas notas. Fique ligado e muda sua vida profissional definitivamente!

Sisu 2020
Foto: Divulgação

Como conseguir vaga Sisu 2020

Primeiramente, como conseguir uma vaga no Sisu 2020? É importante que os marinheiros de primeira viagem saibam que esse programa é organizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Por ser um programa oficial do MEC, os candidatos devem usar as notas do Enem para conseguir uma das vagas. Ou seja, as suas oportunidades vão variar de acordo com as médias e notas de corte do Sisu 2020.

Você deve ficar ligado para as oportunidades já que são milhares de chances. Apenas para o primeiro semestre de 2020 serão ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Todos os candidatos que fizeram o Enem poderão concorrer a uma das oportunidades gratuitamente.

Dicas Sisu 2020

Mas afinal, existem dicas do Sisu 2020 para quem quer conseguir uma das vagas? Sim! De acordo com especialistas no programa é possível ficar atento para alguns detalhes que irão fazer a diferença.

Algumas das dicas para aumentar as chances Sisu poderão parecer óbvias para alguns, mas é importante sempre revisar e ver se você fez tudo certinho. Não deixe de conseguir uma vaga de bobeira! Confira a seguir algumas das dicas:

  • Olho no cronograma do Sisu: você sabia que as inscrições no programa ficam abertas até o dia 26 de janeiro? Essa mudança foi divulgada no fim de semana antes da prova. Fique ligado para não perder os prazos;
  • Vagas disponíveis estão de acordo com o que você quer?: é necessário conferir as vagas do Sisu 2020 para saber se existem vagas na sua região ou no curso que você deseja;
  • Saiba qual é a sua realidade e converse com seus pais: muitas pessoas acabam ficando sem uma vaga já que procuram apenas instituições na sua cidade ou região. Mas você já pensou em estudar longe de casa? Isso pode mudar todas suas perspectivas;
  • Confira as notas de corte do Sisu 2020.1: todos os dias, às 0h, o MEC divulga quais são as notas de corte temporárias para as vagas que você está inscrito. Entre todos os dias no site e saiba se suas notas são suficientes;
  • Não passou? Ainda existe a lista de espera Sisu 2020: quem não conseguir passar nas primeiras chamadas ainda não deve desistir. No dia 28 de janeiro quem não conquistou uma vaga em nenhuma das opções poderá inscrever-se na lista de espera com as vagas ainda disponíveis.

 

Leia Também