Sisu 2020 2º Semestre: Vai ter SEGUNDA EDIÇÃO do programa? O que foi divulgado?

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Sisu 2020 2º Semestre – Confira mais detalhes sobre a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada em 2020!

A pandemia do novo coronavírus afetou e ainda está afetando milhões de brasileiros de todas as regiões do país. Entre os prejudicados estão jovens e adultos que queriam conseguir uma vaga em uma universidade usando o Sisu 2020 2º semestre

A grande pergunta feita por essas pessoas neste momento é: vai ter a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada? Isso porque esse é o principal programa de acesso ao ensino público brasileiro. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre o que foi divulgado até o momento sobre a inscrição nesse sistema. Fique ligado, mantenha-se informado e repasse as informações para amigos e familiares que também estão aguardando. 

Sisu 2020 2º Semestre
Imagem: Divlgação

Vai ter Sisu 2020/2?

Primeiramente, vai ter Sisu 2020/2? Milhões de brasileiros e brasileiras estão ansiosos para saber se esse tipo de processo de seleção irá acontecer. Isso porque muitos estavam contando com essa edição para conseguir uma vaga em uma universidade pública. 

De acordo com calendário divulgado anteriormente, o período de inscrições Sisu 2º semestre deveriam começar hoje (16 de junho). Acontece que até o momento o Ministério da Educação (MEC) sequer divulgou o edital oficial do processo de seleção. 

Esse cronograma do Sisu 2020.2 foi divulgado no dia 11 de maio, em plena pandemia do Covid-19. Por isso muitos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) estão querendo saber como vão funcionar as seleções. 

Sisu 2020 Segundo Semestre foi cancelado?

Isso quer dizer que o Sisu 2020 do segundo semestre foi cancelado? Não necessariamente. Acontece que diversos portais de educação entraram em contato com o Ministério da Educação e ainda não tiveram resposta. 

O portal Brasil Escola, por exemplo, entrou em contato para saber sobre o cronograma e ainda não teve resposta. Essas incertezas ainda aumentam em um momento em que o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, passa por pressão e por possibilidade de demissão. 

Foi ele que divulgou as datas do edital do Sisu 2020/2 em página de rede social, por isso muitas pessoas estão cobrando alguma posição dele. Até agora, porém, o documento ainda não foi lançado. 

Calendário Sisu 2020/2

Por fim, é necessário aguardar outras resoluções sobre o Calendário do Sisu 2020/2. Segundo matéria do portal PNE, está confirmado o adiamento de todos os principais cronogramas oficiais de programas de acesso à universidade (Fies, Sisu e Prouni). 

Ainda assim, todos os interessados devem ficar atentos! Isso porque, de acordo com algumas fontes, o site Sisu Gestão (plataforma onde instituições oferecem vagas no sistema) lançou um novo cronograma. 

A nova data de inscrição do Sisu 2020 segundo semestre foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) e acontecerá entre os dias 07 e 10 de julho. 

Assim que saírem novas informações vamos trazer em primeira mão detalhes sobre o processo de seleção para universidades públicas em todo o país. 

 

Leia Também