Sisu 2020.1 – Confira 5 dicas para conseguir uma vaga em uma universidade pública!



Saiba como escolher a melhor opção para você através do Sistema de Seleção Unificada!

O período de início do semestre é sempre muito agitado para milhares de estudantes de todo o país. Isso acontece porque é o momento de inscrever-se no Sisu 2020.1! Essa é a principal porta de entrada para uma universidade pública em todas as regiões do Brasil.

Por isso muitas pessoas ficam ansiosas para participar do Sistema de Seleção Unificada. Mas é possível usar sua nota do Enem e conquistar uma das vagas sendo distribuídas na sua área de interesse.

Para isso, vamos trazer algumas dicas sobre como você pode escolher a opção ideal para você. Confira a seguir detalhes sobre as datas bem como informações que poderão ajudar a entrar em um curso de graduação!

Sisu 2020.1
Foto: Divulgação

Inscrições Sisu 2020 1

Está chegando a hora! As inscrições Sisu 2020.1 estão com data marcada e milhares de brasileiros e brasileiras já estão aguardando ansiosamente. A oferta das vagas para o primeiro semestre deste ano começa no dia 21 – e vai até o dia 24 de janeiro.

O Sistema de Seleção Unificada do governo federal garante que jovens e adultos possam usar suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (de 2019) para começar um curso de graduação. São vagas em universidades públicas brasileiras de todos os estados e do Distrito Federal.

Apenas para o período de 2020.1 são um total de 237.128 vagas no Sisu. Essas oportunidades estarão distribuídas entre 128 instituições de todo o país. Os interessados devem estar de acordo com os requisitos.

É necessário ter uma nota maior do que zero na redação do Enem bem como ter finalizado o Ensino Médio até o momento da inscrição em uma instituição de nível superior.

Dicas para Sisu 2020.1

Se você já sabe como funciona o Sistema de Seleção Unificada, agora é hora de ficar por dentro de algumas dicas para o Sisu 2020/1. Essas informações poderão ajudar quem quer conseguir uma vaga em uma universidade pública através do principal programa do país para isso.

Confira:

Dica 1 – Atenção desde o primeiro dia!

É importante que você visualize com calma todas as vagas que estão ao seu alcance. As inscrições começam no dia 21 de janeiro, portanto, tente inscrever-se já no primeiro dia!

Dica 2 – Pense em duas opções, sempre

Também lembre que você deve escolher duas opções de cursos! É importante lembrar disso na hora de escolher a sua primeira e segunda opção.

Dica 3 – Sistema atualizado

O Sistema de Seleção Unificada atualiza-se sempre uma vez ao dia. Ou seja, a ordem e a posição que você está vai mudar de acordo com as notas dos inscritos na mesma vaga que você. Portanto, acesse pelo menos uma vez por dia!

Dica 4 – Olho na primeira atualização

A primeira atualização é divulgada à 0h (meia-noite) de 23 de janeiro. Ali você poderá ter uma ideia de como foi sua classificação, mas lembre que todos os dias as atualizações mudam!

Dica 5 – Planejamento é tudo!

Se você quer uma vaga em um curso muito disputado (como Medicina, Engenharias ou Psicologia, por exemplo) converse com sua família. Muitas opções podem encaixar com a sua vaga mas longe de casa, por isso é importante verificar se você poderá estudar em outro município.

Dica 6 – Não conseguiu uma vaga? Lista de espera!

Quem não for aprovado em nenhuma das duas opções poderá participar da lista de espera do Sisu 2020.1. O candidato deve entrar no sistema entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro para entrar na lista.

Dica 7 – Sistema de cotas é uma opção

Se você possui a documentação que comprova que é um cotista, poderá então usar as cotas no Sisu para conseguir uma das vagas!

 

Leia Também