Sisu 2018 Inscrições Passo a Passo

Sisu 2018 Inscrições Passo a Passo – Veja como realizar sua inscrição de forma fácil e objetiva no Sistema de Seleção Unificada em 2018!

Sisu 2018 Inscrições Passo a Passo – Serão oferecidas um total de 239.601 em 130 diferentes instituições. Confira como garantir a sua inscrição!

Milhares de brasileiros que participaram do Enem em todos os cantos do país estão esperando para fazer suas Sisu 2018 inscrições. Serão milhares de vagas disponibilizadas em instituições públicas de todo o Brasil.

Levando em consideração o número grande de oportunidades, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode ser a chance que você estava esperando para garantir um diploma de ensino superior.

Pensando nisso, selecionamos maiores informações sobre as etapas de inscrição do programa para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Saiba como cadastrar os seus dados e buscar um espaço em uma universidade.

O que é Sisu?

Sisu 2018 Inscrições Passo a Passo
Foto: André Coelho/Agência O Globo

Mas, afinal, o que é o Sisu? O Sistema de Seleção Unificada foi criado em 2009 pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), com a intenção de melhorar e garantir um amplo acesso de estudantes ao ensino superior.

O projeto inicial é que o programa tomasse o lugar dos vestibulares tradicionais em todo o país. Isso está acontecendo levando em consideração que 61 das 63 instituições federais e estaduais do Brasil já estão usando, através do Sisu, o desempenho dos alunos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio.

Inscrições Sisu 2018

Inscrições Sisu 2018
Foto: Divulgação

As inscrições Sisu 2018 estão com datas marcadas. Todos os candidatos que participaram do Enem 2017 poderão buscar uma das vagas disponibilizadas em uma das 130 instituições públicas brasileiras que irão fazer parte do programa.

Serão um total de 239.601 vagas voltadas para a graduação em todo o Brasil. Os interessados poderão buscar a inscrição no Sisu a partir do dia 29 de janeiro (e poderão pleitear uma oportunidade até o dia 1º de fevereiro de 2018).

Assim que o sistema estiver aberto, todos os interessados poderão fazer o seu cadastro pela internet. Confira o tutorial completo a seguir.

Passo a passo Sisu 2018

Passo a passo Sisu 2018
Foto: Alex Regis

Siga o passo a passo Sisu 2018 e use a sua nota do Enem para buscar uma oportunidade dentro de uma instituição pública de ensino superior. Importante: as dicas são válidas para todas as regiões do país igualmente.

Login Sisu 2018

  • – 1º passo: acesse o portal do programa (site em anexo no fim do texto) e clique na seção ‘fazer inscrição’.
  • – 2º passo: a próxima página irá solicitar que você digite o seu número de inscrição Enem e senha (cadastrada anteriormente para fazer o Exame Nacional). Os interessados que não lembram a senha devem ir até o site oficial do Enem para recuperá-la.
  • – 3º passo: será solicitado que você digite o número que aparece na imagem. Depois disso, clique na seção ‘entrar no Sisu’.
  • – 4º passo: depois de verificar se os seus dados estão corretos (número de telefone e e-mail), clique na seção ‘usar os mesmos dados do Enem’.

Opções de curso Sisu 2018

  • – 5º passo: assim que confirmar os deus dados, você poderá escolher qual será a sua 1ª opção de curso Sisu. Nesse momento é possível buscar entre as opções de todo o Brasil – pelo nome da instituição, da cidade ou do curso. Depois de clicar em um curso específico, surgirão informações variadas (sobre número de vagas disponíveis e muito mais). Se você estiver de acordo, clique em ‘escolher este curso’.
  • – 6º passo: selecione uma das modalidades (ampla concorrência ou reservada para ação afirmativa).
  • – 7º passo: neste momento surgirão todas as informações sobre o curso selecionados – juntamente com os documentos que são exigidos pela instituição no momento da matrícula. Se você concordar com esses dados, vá até a opção ‘confirmar minha inscrição nesta opção’.
  • Login Sisu 2018
    Foto: Divulgação

    -8º passo: vá até a seção ‘fazer inscrição na 2ª opção’. Repita as operações que foram recomendadas anteriormente.

  • – 9º passo: essa etapa é voltada apenas para quem quiser trocar de curso Sisu 2018. Os interessados em selecionar outra opção (tanto 1ª como 2ª) devem selecionar a seção ‘escolher outro curso’. Isso acontecerá sempre que o aluno achar necessário enquanto estiver aberto o prazo de inscrições Sisu 2018.

É importante lembrar que as notas de corte do Sisu são atualizadas todos os dias (depois da 00h, geralmente). O cálculo acontece automaticamente pelo sistema que usa o número de vagas disponíveis e o número de candidatos como base.

Calendário Sisu 2018

Calendário Sisu 2018
Foto: Divulgação

Todos os interessados em garantir uma vaga devem ficar atentos ao calendário Sisu 2018. Selecionamos as principais datas do programa. Confira:

  • * 21/02 até 01/02: abertura do período de inscrições;
  • * 02/02 – resultados da primeira chamada (ou chamada regular);
  • * 05, 06 e 07/02 – período de matrículas;
  • * 02 até 16/02 – prazo para solicitação na Lista de Espera.

As convocações para lista de espera Sisu ficam de acordo com cada universidade. Os interessados em fazer as inscrições devem acessar: http://bit.ly/Sisu-Sistema-de-Seleção-Unificada

 

Leia Também