SISAN


O Sisan visa assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) para a população, firmando uma forte parceria entre a União, Estados e Municípios.
https://pronatec.pro.br

Conheça o Sisan e a importância de uma alimentação saudável e de qualidade.

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) visa assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) para a população através de ações públicas articuladas entre a União, Estados e Municípios. A partir do momento em que os Estados e Municípios passam a fazer parte do Sisan, são repassadas verbas do Governo Federal para financiar os programas adjacentes ao sistema.

https://pronatec.pro.br

Em outras palavras, o Sisan tem o objetivo de promover o acesso à alimentação adequada e saudável a todos e todas, e para que isso seja possível, existem programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que adquire a produção agrícola de origem familiar e a destina até os Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos. Tais programas são mantidos nos Estados e Municípios brasileiros participantes graças a investimentos do Governo Federal. Atualmente, 25 estados, mais o Distrito Federal, constituem o Sisan.

Além dos órgão públicos dos Estados e Municípios participantes, faz parte do Sisan a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que é o momento no qual cerca de 2 mil representantes de várias vertentes da sociedade apresentam as diretrizes e proposições para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Essa conferência acontece a cada quatro anos.

Também fazem parte do Sisan o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e instituições privadas de qualquer ramo, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse e estejam alinhadas com os princípios e diretrizes do sistema.

Alimentação saudável

Optar por uma alimentação saudável e de qualidade nem sempre é acessível logística e financeiramente. Comer bem é uma demanda cara, que boa parte da população não pode arcar. Projetos como a implementação do Sisan servem para quebrar essa barreira.

Os benefícios de uma boa alimentação como mais disposição no dia a dia e o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças, refletem de maneira direta em uma maior qualidade de vida. Por isso é tão importante que hajam iniciativas como o Sisan presentes na sociedade, permitindo para que os brasileiros tenham acesso a esses benefícios, que deveriam ser dispostos à todos desde o nascimento.

Sisan na merenda

Em um exemplo prático do funcionamento do Sisan, pode-se pensar na merenda escolar. O encaminhamento da produção da agricultura familiar de uma região para instituições como escolas das redes federais, estaduais e municipais e os Restaurantes Universitário daquela área, aproxima questões importantes como a sustentabilidade e a valorização da economia rural familiar, a procedência dos alimentos, de maior qualidade e livres de agrotóxicos e a consequente melhora da alimentação dos estudantes.

Brasil contra a fome

As políticas de combate ao problema da fome no Brasil se consolidou com a criação de diversos ações de incentivo e distribuição de renda no país. Há apenas dois anos, em 2014, o Brasil saiu  do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por ter menos de 5% da população em situação de insegurança alimentar.

O Sisan é uma dessas ações do Governo Federal desenvolvida para tentar erradicar a fome no país, buscando universalizar o acesso à alimentação de qualidade em várias esferas da sociedade. Além de possibilitar que uma alimentação mais adequada chegue até a mesa dos brasileiros, também é um dos objetivos do sistema alcançar a recomendação da Organização Mundial de Saúde para o consumo de frutas e hortaliças pela população, dando prioridade ao consumo de preparações feitas com alimentos in natura e minimamente processados, como o tradicional arroz com feijão, e evitando o consumo desenfreado de alimentos processados ou industrializados.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *