Inscritos no Cadastro Único recebem ISENÇÃO em Universidades: Veja a lista de Universidades que oferecem DESCONTOS ou isenção COMPLETA!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Inscritos no Cadastro Único recebem ISENÇÃO em Universidades – Confira como vai funcionar esse tipo de desconto para quem quer entrar em uma universidade em 2021!

Você sabia que inscritos no Cadastro Único recebem isenção em universidades? Esse é mais um dos benefícios de quem já possui a inscrição no principal sistema de dados do Governo Federal. 

Muitos não sabem ainda, mas é a partir do CadÚnico que são disponibilizadas isenções e cadastros em programas do Governo para pessoas em situação de baixa renda ou pobreza. Por isso quem está no sistema pode ganhar descontos para entrar em uma universidade. 

Confira a seguir a lista com algumas das instituições que disponibilizam esse tipo de ajuda. Fique ligado e saiba como participar de processos seletivos sem precisar pagar valores. 

Inscritos no Cadastro Único recebem ISENÇÃO em Universidades
Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

Descontos e Isenção Universidades CadÚnico

Você sabia que é possível obter descontos e isenção em universidades com o CadÚnico? Muitas pessoas acabam desistindo de participar de processos de seleção justamente por não ter sequer o valor para fazer a inscrição. 

A boa notícia é que quem está no Cadastro Único pode ter isenção no valor de vestibulares em todo o Brasil. São várias as instituições de ensino superior e técnico que disponibilizam descontos ou 100% de corte nas taxas de inscrição. 

É importante lembrar que esse processo é feito rapidamente no momento de conseguir isenção na taxa de inscrição pelo CadÚnico. Esse tipo de ajuda é garantida, inclusive, pela Constituição Federal. 

A isenção em processos seletivos está confirmada pela Lei nº 12.799/13. Segundo o texto, os candidatos que contam com renda familiar igual ou inferior a um salário e meio por pessoa por mês poderão contar com esse desconto. 

Universidades com isenção pelo CadÚnico

Existem várias universidades com isenção de taxa pelo CadÚnico. A ótima notícia é que várias instituições públicas disponibilizam esse tipo de desconto ou até 100% do corte do valor. 

Entre elas, estão:

  • Universidade Federal da Grande Dourados; 
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL);
  • Universidade Federal de Uberlândia;
  • Universidade de Campinas;
  • Universidade Federal da Fronteira Sul;
  • Universidade Federal de Santa Catarina;
  • Universidade Estadual de São Paulo; entre outras. 

O processo de isenção da taxa de inscrição em universidades pelo CadÚnico acontece no momento que o candidato participar dos processos de seleção de acordo com os editais de cada instituição.

Quem pode fazer inscrição CadÚnico 

Mas e quem pode fazer inscrição no CadÚnico? Todos os brasileiros que recebem até meio salário mínimo por pessoa (por mês) ou então 3 salários mínimos de renda total podem se inscrever. 

É importante lembrar também que muitas pessoas estão inscritas no Cadastro Único e não sabem ainda. Por isso é importante também consultar o CadÚnico antes de procurar fazer a inscrição. 

Para fazer isso, saiba mais no site: https://pronatec.pro.br/como-saber-se-estou-no-cadunico/

 

Leia Também