Sinopses Estatísticas Inep

Sinopses Estatísticas Inep – O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou diversas informações sobre a aplicação das Provas do Enem, confira!

Sinopses Estatísticas Inep – O Inep divulgou detalhes diversos sobre a aplicação de provas do Exame Nacional em edições anteriores!

Hoje em dia existem diversas formas de crescer profissionalmente e entrar definitivamente no mundo do trabalho nacional. Muitas pessoas estão optando por uma vaga em uma instituição de ensino superior e para isso participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Essa é a principal forma de entrar em uma universidade ou faculdade gratuita no Brasil já que centenas de instituições estão, atualmente, usando as notas do Enem como forma de ingresso para cursos de graduação.

Sabendo disso, selecionamos mais informações que foram detalhadas através do órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) que é responsável por organizar o exame de nível nacional. Confira e saiba mais!

Sinopses Estatísticas Inep
Foto: Marcelo Lélis/ Agência Pará

Sinopses Estatísticas Enem

Sinopses Estatísticas Enem
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira lançou no dia 12 de dezembro novas informações e documentos com as Sinopses Estatísticas Enem. São detalhes referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2013 e 2016.

Para quem não sabe ainda o que é sinopse estatística, esses são dados divulgados por instituições de nível nacional com uma espécie de resumo ou síntese dos principais detalhes que foram coletados com os inscritos e participantes das provas através de Questionário Socioeconômico – e através da aplicação do exame.

Esses documentos contam com um grande número de tabelas que possuem informações específicas que garantem a possibilidade de traçar perfis dos inscritos. As sinopses estatísticas do Enem estão organizadas por regiões geográficas e por unidades federativas.

Como posso usar o Enem

Como posso usar o Enem
Foto: Divulgação

Mas então, como posso usar o Enem? Muitas pessoas fazem essa pergunta desde 2017 quando a prova deixou de ter função de certificação do Ensino Médio, servindo apenas para ingresso no ensino superior.

As provas do Enem são compostas por 180 questões que estão divididas em quatro áreas diferentes do conhecimento. Os candidatos poderão usar as notas para pleitear uma vaga em uma universidade ou podem usar os programas do Governo Federal.

Entre os destaques estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) para bolsas de estudo e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiamento durante a graduação.

Confira também o Espelho da Redação Enem 2018!

Para saber mais sobre as sinopses estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio, acesse: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-do-enem

 

Leia Também