Sine Fácil App: Como instalar e usar o aplicativo acessando a rede de serviços

Atualizado Hoje!

Sine Fácil App: Confira tudo sobre o aplicativo da rede de serviços SINE! Veja como instalar e usar as funcionalidades do app, além de conferir a opinião dos usuários.

Boa notícia para quem utiliza a rede de serviços Sine! O Ministério do Trabalho anunciou a criação do Sine Fácil App, um aplicativo que oferece os maiores serviços do Sistema Nacional do Emprego, sem filas, aglomerações ou maiores complicações para os brasileiros em busca de trabalho.

Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o Sine Fácil App: como instalar o aplicativo, como ele funciona e como ter acesso aos diversos serviços da rede do Ministério do Trabalho.

Sine Fácil App
Imagem: Divulgação

Como funciona o Sine Fácil App?

O Sine Fácil App oferece aos usuários diversas funcionalidades que antes só estavam disponíveis em postos de atendimento do Ministério do Trabalho. A criação do app foi uma verdadeira mão na roda para os brasileiros em busca de emprego, já que evita aglomerações no período da pandemia de Covid-19.

Cidadãos brasileiros podem usar o app para pesquisar e concorrer a todas as vagas de emprego oferecidas no sistema Sine. Além disso, com um simples clique, usuários podem também consultar os Contratos de Trabalho, sem complicação, apenas com a inserção de poucas informações pessoais.

Vale lembrar que para consultar as vagas de emprego no Sine Fácil App, usuários precisam ter o currículo cadastrado e atualizado no Ministério do Trabalho. Para saber como fazer esse cadastro ou atualização, entre em contato com o posto de atendimento mais próximo de sua residência.

Milhares de Pessoas ainda não se cadastraram no Auxílio Mais Renda de R$900: Prazo está chegando ao fim

Como instalar o Sine Fácil App?

O Sine Fácil App está disponível no Google Play para smartphones e dispositivos com o sistema operacional Android. Para acessar o app, o usuário precisa obter previamente uma chave de acesso (QRCode) pelo portal de serviços do Ministério do Trabalho (disponível em servicos.mte.gov.br) ou em uma agência do Sine.

No caso de pessoas já cadastradas na Rede Sine do Ministério do Trabalho, é só baixar o aplicativo e ter acesso aos diversos serviços disponíveis. Veja abaixo o passo a passo.

  • Entre na Google Play Store;
  • Procure por “Sine fácil”;
  • Escolha o aplicativo desenvolvido por “Governo do Brasil”;
  • Clique em “Instalar”;
  • Espere a conclusão do download e instalação;
  • Acesse o app no smartphone;
  • Autorize a realização de chamadas;
  • Leia todas as informações;
  • Escolha entrar com seu cadastro no GOV.BR ou QRCode;
  • Faça login;
  • Pronto! Agora você já pode acessar todas as funções do app.

Como usar o aplicativo do Sine?

Na tela de funções do Sine, que aparece logo após o login, usuários podem conferir tudo que o app é capaz de fazer. Brasileiros podem clicar em “informações pessoais”, por exemplo, e atualizar dados do currículo. O mesmo pode ser feito na aba “objetivos profissionais”.

A função mais importante do app é a busca de vagas de emprego e consulta de posições em aberto. Para isso, usuários precisam apenas acessar a área “Consultar vagas de emprego” e conferir todas as oportunidades. Caso se interessem por uma, precisam apenas se inscrever de maneira prática e digital.

O aplicativo também permite a criação de uma agenda de entrevistas de emprego e o acompanhamento de todos os processos seletivos. Usuários também podem conferir os contratos de trabalho ativos, seguro-desemprego, abono salarial, e diversas outras informações importantes.

 

Leia Também