Sinal de IPTV será bloqueado no Brasil? Anatel faz ANÚNCIO que não agrada brasileiros, confira

Serviço de IPTV ilegal tem os dias contados pros usuários do país.

Há alguns anos, uma das principais formas de entretenimento da população é a televisão. Tanto pelos chamados canais abertos como os canais fechados, o serviço oferece a exposição de programas de auditório, novelas, filmes, entrevistas e todo o tipo de produção multimídia. 

Contudo, um inimigo desse produto, principalmente os canais privados, é o IPTV. Essa modalidade oferece uma lista de diversos canais, filmes e até mesmo streamings em alguns casos. Porém, essa ilegalidade pode estar com os dias contados no Brasil. 

Sinal de IPTV será bloqueado no Brasil? Anatel faz ANÚNCIO que não agrada brasileiros, confira
Saiba o que pode ocorrer com o IPTV – Imagem: Divulgação

Fim do IPTV

O IPTV, também conhecido pela população como “gatonet” é uma plataforma que tem como objetivo oferecer uma grande lista de canais que são, originalmente, para TV. Esse oferecimento ocorre através da internet. 

Porém, esse serviço pode estar prestes a acabar no Brasil. Esse é o objetivo da agência nacional de Telecomunicações (Anatel) que anunciou a pretensão de suspender a atuação da modalidade no país. 

Na realidade, o bloqueio será mais direcionado para os serviços que estão funcionando de forma ilegal. É importante destacar que a prática do IPTV ilegal é vista como crime de acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, conforme disposto no artigo 183. Vale lembrar que atualmente, algumas operadoras oferecem esse tipo de transmissão através de assinaturas anuais ou mensais.

Assim, as que funcionam dessa maneira e estão dentro do modelo de legalidade, possuindo licença dos direitos autorais, por exemplo, continuarão funcionando normalmente, sem nenhum tipo de interrupções. 

Nesses casos, podemos citar como exemplo o Fire TV, que permite que os clientes possam acessar canais de streaming que oferecem séries e filmes a depender dos planos adquiridos pelos assinantes dos streamings. 

O mesmo funciona com a Claro TV que funciona pela internet através de uma assinatura. Temos também o PlutoTV que oferece a oportunidade de assistir a canais de televisão ao vivo e de maneira legal. Assim como esses, existem outros exemplos que continuarão funcionando. 

Saiba mais: URGENTE: Justiça SUSPENDE a comercialização de iPhones sem CARREGADOR, entenda

Cancelamentos até 2023

Infelizmente, a utilização ilegal do serviço é bastante comum no país. Os usuários acabam comprando um aparelho por um valor simbólico e passam a ter acesso a canais de TV de maneira gratuita sem nenhum tipo de vínculo com as operadoras. 

Buscando conter o avanço dessa modalidade, a Anatel comunicou que tem por objetivo cancelar esse tipo de serviço até 2023. Isso ocorrerá ao utilizar ferramentas que irão detectar os equipamentos irregulares e realizar bloqueio permanentes. Como o processo ocorre de maneira ilegal, não é possível recorrer a nenhum tipo de atendimento. 

Vale destacar que utilizar esse tipo de serviço pode ser enquadrado como crime, oferecendo mesmo punições para quem produz os aparelhos e quem os utiliza. Além disso, conectando um IPTV ilegal na rede, os dados do usuário podem ficar expostos para criminosos da internet. 

6 formas para assistir TV no celular ou PC gratuitamente

A primeira maneira é por meio do Youtube. Isso porque várias emissoras podem colocar os programas ou trechos de programas de forma grátis para serem vistos online.

Além disso, também há o GloboPlay ao vivo, que é cedido quando a pessoa faz uma assinatura do GloboPlay. Com ele, é possível assistir os conteúdos da TV Globo em tempo real e cidadãos de diferentes localidades podem aproveitar do benefício.

O Facebook também funciona como plataforma para assistir aos conteúdos, visto que há páginas responsáveis por realizarem a transmissão ao vivo de determinados eventos, como, por exemplo, jogos de futebol.

Outra opção, que muita gente pode não saber, é que alguns celulares contam com a opção de TV Digital, que funciona por meio das ondas transmitidas pelos rádios. Alguns celulares que contém a função são o Moto G6 Plus e o LG K9 TV.

Ainda, há as plataformas de streaming que, apesar de pagas, podem oferecer um período de teste gratuito, normalmente de 30 dias.

Por fim, há a alternativa de login da TV a cabo, visto que os canais de TV a cabo fornecem, muitas vezes, um site no qual é possível se registrar utilizando os dados do cliente para assistir TV em outros locais, como é o caso do computador.

Opções de TV Box

No entanto, os consumidores podem ter acesso a opções de TV Box que operem de maneira legal conforme a lei do país. Esses são os casos, por exemplo, das opções do Fire TV, Google TV e a Claro Box TV. Além disso, também há como alternativas as da Xiaomi, Apple TV e a Oi Streaming Box.

Vale lembrar que os valores podem variar de empresa para empresa, marca para marca e, por conta disso, é necessário verificar qual é o valor cobrado pela assinatura e, também, quais são os serviços que podem ser acessados em cada uma.

É possível ser preso por usar IPTV?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que usar o serviço de IPTV de forma ilegal é considerado crime, o que significa que é há penalidades para as pessoas que cometerem isso. Assim, deve-se deixar claro que é possível usar o serviço de forma legal, todavia, quando infringe-se o direito autoral, ou fazer uso de serviços que ofereçam serviços ilegalmente, não são permitidos.

A penalidade depende do que é feito: por exemplo, distribuir ilegalmente sinal de IPVA é previsto no artigo 184, parágrafo 3, e pode gerar multa além de pena de dois a até quatro anos para os infratores. Agora, caso a pessoa faça uma cópia tendo como intuito a revenda para obter lucros pode enfrentar, além de uma multa, uma detenção que também varia entre 2 a 4 anos, mas em regime fechado. Isso vale tanto para os aparelhos de IPTV quanto para sites ou aplicativos, deve-se reforçar.

Apps para assistir FILMES e séries gratuitamente

Por fim, é importante lembrar que existem hoje em dia diferentes opções de aplicativos para o seu lazer.

Muitas pessoas não sabem, mas são vários aplicativos para assistir filmes e séries gratuitamente.

A saber, selecionamos alguns dos apps oficiais e que estão dando o que falar neste momento.

Confira:

  • Globoplay: muitas pessoas não sabem ainda, mas o aplicativo de streaming da Globo oferece produtos gratuitos. Durante a pandemia, por exemplo, ficaram disponíveis clássicos como ‘Os Normais’ e ‘A Diarista’ gratuitamente. Saiba mais no site: https://globoplay.globo.com/;
  • Viki: você gosta de produções asiáticas? São séries, programas jornalísticos e filmes gratuitos de Taiwan, Coreia, Japão, China Continental, entre outros. Para conhecer, acesse: https://www.viki.com/?locale=pt;
  • Crunchyroll: quem ama os animes – as famosas animações japonesas – pode contar com o maior catálogo da internet. Ainda é possível criar uma conta gratuita e acessar conteúdos pelo site: https://www.crunchyroll.com/pt-br/;
  • Plex TV: por fim, essa é uma opção muito interessante para quem quer assistir filmes e séries de graça. O Plex oferece conteúdos patrocinados de forma grátis. São opções como: Os Smurfs, Popeye, Flash Gordon, entre outros. Para conhecer, acesse: https://watch.plex.tv/

Veja também: 6 funções escondidas do iPhone que poucos sabem; você vai se surpreender