Fique atento a ESTES sinais: pode ser Parkinson

Confira como perceber os primeiros indícios

O Mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa cujos primeiros sinais costumam a aparecer a partir dos 60 anos, mais ou menos. É uma enfermidade que, geralmente, atingir muitas pessoas com idades mais elevadas. Ela acontece em decorrência da degeneração das células situadas em uma região do cérebro chamada substância negra.

A doença provoca tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e desequilíbrio. Além disso, também causa alterações na fala e na escrita. Alguns dos primeiros sinais de Parkinson costumam ser bem aparentes e, por isso, precisamos ficar bem atentos sobre a doença. Vamos descobrir a seguir como perceber esses indícios, até para buscar ajuda.

ESTES-sinais-pode-ser-Parkinson
Fiquem atentos a esses sinais: pode ser Mal de Parkinson (Foto: divulgação)

Saiba quais são os primeiros sinais do Parkinson

Alguns sinais muito característicos são indicativos de que você, algum amigo ou familiar estão sofrendo do Mal de Parkinson. Claro, tremer a mão é um deles, mas existem outros muito sutis que muitas vezes não nos damos conta.

Em entrevista ao jornal The Independent, o médico especialista Rowan Wathes, da Parkinson’s Excellence Network, do Reino Unido, explicou como funcionam os primeiros sinais do Parkinson. De acordo com ele, são mais de 40 sintomas, que vão de dores, a insônia e ansiedade.

Além do conhecido tremor nas mãos, o médico também citou outros exemplos que devem ser identificados o quanto antes. Confira alguns deles:

Veja também: WhatsApp FINALMENTE libera nova ferramenta que todo mundo queria; descubra!

Músculos rígidos

O Mal de Parkinson torna os músculos bastante rígidos, que acabam dificultando as pessoas, por exemplo de se virar, sair de cadeiras, dar uma volta na cama e até mesmo apertar botões ou escrever. São tarefas simples que começam a ser tornar muito difíceis.

Lentidão nos movimentos

Algumas tarefas simples também, que fazemos normalmente no dia a dia de forma rápida, começam a ficar mais difíceis e, por isso, se tornam mais lentas. Pagar as compras ou abrir um pacote de comida, por exemplo, dispendem mais tempo do que o normal por causa da coordenação afetada pela doença.

Olfato reduzido

Além das dificuldades de movimentação, um dos sinais de Parkinson evidentes aparece no olfato. Algumas pessoas começam a perceber que estão com mais dificuldades de sentir cheiro, ainda mais de comidas que estão acostumadas a degustar.

Músculos faciais

Os músculos da face também podem registrar alguma alteração. De acordo com Wathes, isso pode acontecer diante de pacientes que tenham passado por uma emoção muito forte. Essa situação, chamada de hipomimia, que é nada mais do que a redução das expressões faciais e da capacidade de gesticulação, pode ser tratada com a terapia da fala e da linguagem.

Alucinações

Não é incomum pessoas que sofrem do Mal de Parkinson terem alucinações entre os seus primeiros sinais. Esse é, de fato, um sintoma próprio da doença, como a demência, por exemplo.

Dificuldade em comer e beber

Assim como o Parkinson afeta os movimentos, é comum também alguns doentes terem dificuldades para comer ou beber alguma coisa. Afinal, a doença atinge os movimentos do corpo todo. Por isso, mastigar alimentos costuma demorar bem mais e muitos do que sofrem com a enfermidade têm dificuldades em abrir a boca.

Veja também: Coisas que IMPEDEM você de entrar em um avião, mesmo com a passagem comprada