SIMULADOR SISU 2021: Veja como SIMULAR as NOTAS e o ACESSO aos CURSOS

Atualizado Hoje!

SIMULADOR SISU 2021: Notas do ENEM já estão DISPONÍVEIS! Veja como SIMULAR o acesso a CURSOS por meio de uma nova FERRAMENTA.

Nesta semana, o Ministério da Educação e o Inep finalmente divulgaram as notas do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem 2020 foi realizado entre 17 e 24 de janeiro de 2021, com provas online aplicadas em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Com a divulgação das notas, milhões de estudantes do Brasil inteiro procuram o Sisu para a inscrição em faculdades em todo o país e até mesmo em instituições internacionais. Uma nova ferramenta, que simula o acesso a diversos cursos, está fazendo o maior sucesso; confira abaixo!

SIMULADOR SISU 2021
Imagem: Divulgação

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um programa do Governo Federal, criado para oferecer vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil inteiro, com base no desempenho obtido no Enem. A partir de 2020, o programa também passou a oferecer vagas em universidades internacionais.

O programa é um sistema informatizado e completamente online. Os candidatos são selecionados em cada instituição de acordo com as notas obtidas na edição mais recente do Enem. No caso do Sisu 2021, as notas levadas em conta são do Enem 2020 (que na verdade foi realizado no início de 2021).

Cada candidato pode escolher até duas alternativas de curso na hora da inscrição, informando qual delas é a primeira e qual é a segunda opção. As notas de corte são divulgadas uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição.

SAIU o CALENDÁRIO do SISU 2021 ATUALIZADO: INSCRIÇÕES, NOTAS DE CORTE e MUDANÇAS na hora de escolher o CURSO estão confirmadas!

Simulador Sisu 2021 – O que é?

O Simulador Sisu 2021 é uma criação do professor de matemática Frederico Torres, coordenador do Colégio Pódion e fundador do Mente Matemática, um canal no YouTube voltado a conteúdos sobre o Enem e o ensino médio.

A ferramenta, que foi disponibilizada no portal O Globo, reúne todos os cursos ofertados no Sisu 2021. Com ela, o estudante garante a possibilidade de verificar os possíveis cursos em que seria aprovado com a nota atual.

Simulador Sisu 2021 – Passo a Passo

A utilização do Simulador Sisu 2021 é fácil e completamente digital. Com ela, é possível simular diversos cursos em diferentes estados, além de comparações entre as instituições de ensino. Veja abaixo como usar a ferramenta:

  • Entre no Portal O Globo (https://infograficos.oglobo.globo.com/sociedade/nota-corte-cursos-enem-2020.html);
  • Escolha o estado desejado;
  • Escolha o curso e turno;
  • Escolha o tipo de curso (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo);
  • Selecione em que modalidade você quer concorrer (cotas ou ampla concorrência);

Pronto! Agora é só conferir na tela a instituição que disponibiliza o curso escolhido e a nota de corte estabelecida por ela no último processo seletivo. Com isso, é possível ter uma boa ideia sobre a sua possível aprovação ou reprovação na universidade específica.

Calendário Sisu 2021

Junto com as notas do Enem, o governo divulgou também o calendário completo do Sisu, com todas as datas importantes para os estudantes do ensino médio que precisam garantir vagas em instituições de ensino superior. Veja abaixo:

  • De 6 a 9 de Abril – Período de Inscrições;
  • 13 de Abril – Divulgação dos resultados da 1ª chamada;
  • De 14 a 19 de Abril – Matrícula dos convocados na 1ª chamada;
  • De 13 a 19 de Abril – Prazo para participar da lista de espera;

Já o resultado da lista de espera é divulgado pelas próprias instituições de ensino, em períodos definidos pelas faculdades e universidades. O resultado é sempre divulgado nas páginas oficiais, então fique de olho!

 

Leia Também