Seu celular pode estar sendo espionado; aprenda a detectar e proteja seu smartphone (Android e iOS)

Celular pode ser espionado com um aplicativo: veja mais e saiba como se proteger!

Com a chegada da tecnologia, novos problemas começam a surgir. Dentre eles o roubo de dados é um dos mais comentados. Muitas vezes temos a sensação de que algo pode estar inseguro nos nossos smartphones. Nem sempre é intuição. 

Realmente existem muitos aplicativos que podem trazer em suas configurações vírus para espionar o aparelho de quem os instala. Em alguns momentos, plataformas como jogos ou aplicativos de testes podem trazer perigos. Aprenda a reconhecê-los. 

Seu celular pode estar sendo espionado; aprenda a detectar e proteja seu smartphone (Android e iOS)
Celular espionado? Saiba mais detalhes / Imagem: Divulgação.

Como funcionam os aplicativos espiões no celular? 

Os vírus responsáveis por espionar as informações do seu celular ou tablet chama spyware. Eles podem vir sobre a máscara de qualquer jogo ou outra ferramenta. Esse tipo de malware é criado por pessoas que realmente pretendem causar danos ou roubar dados do seu aparelho. O próprio nome “espião” já pode nos mostrar suas verdadeiras intenções. 

Sendo assim, ao ser executado em um aparelho, ou seja, baixado, ele já começa a ter acesso à várias informações e autorizações. Por exemplo, quando baixamos um aplicativo, ele pode pedir permissão para acessar ferramentas como microfone, câmera, localização, registro de chamadas, contatos, armazenamento dentre outros. Assim, muitas pessoas acabam permitindo sem nem mesmo pensar que as informações podem ser roubadas. 

Ainda, vale ressaltar que muitas vezes esses tipos de aplicativos não são, ao menos, discretos. Por esse motivo, em muitas das vezes é possível localizá-los e conseguir retirá-los de seu aparelho. 

Veja também: Você sabia que é possível solicitar a aposentadoria pelo seu celular? Saiba mais

Como descobrir um aplicativo espião? 

Primeiramente é importante explicar que não existe uma forma pronta de encontrar esses aplicativos. Além disso, em casos em que eles possuem uma preparação para se esconder, fica ainda mais difícil encontrá-los. Logo, não existe uma forma padrão de lidar com esse problema. Mas, é possível saber que esse tipo de plataforma deixa rastros pelo seu celular. 

Dessa forma, dentre os primeiros sinais estão a lentidão e os travamentos repentinos. Outra questão a observar é que esse tipo de aplicativo utiliza mais sua bateria e também consomem mais dados de internet. Assim, ficar atento a esses sinais depois de baixar um novo aplicativo é importante para identificá-lo como espião. 

Por fim, vale lembrar que investir em um bom aplicativo de antivírus pode auxiliar no processo de reconhecer esse problema. Ainda, buscar sempre informações das ferramentas que estão disponíveis na internet é importante. Observe a avaliação de outros usuários, busque informações em fóruns e redes sociais e também leia sempre os Termos de Uso quando estiverem disponíveis. 

Em suma, tomando esses cuidados é possível manter seu aparelho livre de malwares e spywares. Assim, você pode ficar tranquilo para acessar o que desejar em seu celular sem a preocupação de estar sendo espionado.

Veja também: Como descobrir se o seu celular (Android ou iOS) está sendo vigiado