SETE MIL bolsas de estudo na área de tecnologia: descubra como se inscrever

Inter oferece 7 mil bolsas para incentivar a diversidade na tecnologia. Será que esta oportunidade serve para você? Leia o texto e descubra.

As estatísticas mostram que a indústria de tecnologia é predominantemente branca e masculina. Meritocracia significa que as melhores pessoas devem conseguir os melhores empregos, independentemente de onde venham. Essa abordagem não criou os melhores produtos, equipes e empresas de tecnologia? Acontece que os dados não suportam esta posição.

Antes de mais nada, a diversidade na tecnologia é sempre importante. Prestar atenção a esse fato pode trazer muitos benefícios. A diversidade é uma questão complexa que requer muita energia e recursos para ser resolvida. Isso pode levar a um fenômeno que chamam de fadiga da diversidade. No texto abaixo mostraremos um programa de bolsas de estudos que valoriza a diversidade.

SETE MIL bolsas de estudo na área de tecnologia: descubra como se inscrever
Veja se a oportunidade é pra você- Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

A importância da diversidade

Certamente pode ser difícil encontrar soluções para a diversidade na tecnologia quando o progresso é lento ou inexistente. Afinal, a amplitude das questões a serem abordadas no debate sobre diversidade muitas vezes pode parecer muito complexa. Aliás, eles parecem estar além das capacidades de uma única pessoa. Isso pode levar à paralisia e inação.

O estudo Why Diversity Matters da McKinsey descobriu que empresas diversificadas têm melhor desempenho. Isso é verdade para vários critérios objetivos diferentes. Ao comparar o desempenho financeiro, as empresas com maior diversidade de gênero pontuam mais do que outras empresas. 15% melhor em média. As empresas mais etnicamente diversificadas têm um desempenho 35% melhor, em média.

Com efeito: a verdade simples é que as empresas de tecnologia com uma força de trabalho e equipe de gerenciamento diversificadas apresentam melhor desempenho no mercado. Mas por que? Contudo,  engajamento dos funcionários é um grande problema.

Outrossim, uma pesquisa da Gallup descobriu que apenas 13% dos funcionários estão ativamente engajados no trabalho. Entretanto, há um comportamento de gerenciamento que inegavelmente provavelmente afetará o engajamento. Trata-se de demonstrar um forte compromisso com a diversidade.

Então, por que o engajamento é importante? A saber: ele permite que as pessoas em sua empresa invistam no que você faz. O engajamento pode ter um efeito importante em seus resultados. Em conclusão, a diversidade é uma das melhores maneiras de melhorá-la.

Veja também: Você conhece as MOEDAS brasileiras com a letra ‘P’? Saiba o porquê delas valerem tanto dinheiro!

Bolsas de Estudo pela diversidade

A Inter, empresa do ramo de tecnologia que soluciona tudo no digital em seu Super App, firmou parceria com a plataforma DIO. O resultado dessa ação é o programa Orange Tech +. A meta é promover mais diversidade dentro do mercado de tecnologia. O programa oferece 7 mil bolsas de estudo totalmente gratuitas. O alvo são mulheres e pessoas pretas e pardas. Você pode se inscrever até 11 de novembro através do portal da edtech. O endereço é https://bityli.com/BxYYXhJi

O Orange Tech + é um programa que se divide por 78 horas de conteúdos variados que envolvem onboarding para preparação dos alunos, princípios de desenvolvimento de software, primeiras JavaScript e as páginas interativas, biblioteca React, foco em carreira profissional, mentorias, desafios de código para robustecer o aprendizado na prática.

A PretaLab, em consórcio com a ThoughtWorks, consultora global em softwares, fez pesquisa que aponto como resultado que em 68,5% das respostas, pretos contabilizam no máximo 10% dos trabalhadores nos times de tecnologia. Também chama atenção no estudo que 21% das pessoas disseram que não há mulher alguma em suas equipes.

Veja também: Ainda NÃO recebi o dinheiro residual do Imposto de Renda: e agora?