Clientes lamentam FIM de serviço extremamente utilizado por todos; Itaú, Nubank, Bradesco e Caixa
Usuários de alguns bancos estão lamentando por um serviço muito utilizado ter acabado; confira qual é ele e por que as instituições fizeram isso
Os serviços bancários são de extrema importância para a população brasileira e mundial, que usufrui dos recursos das instituições para realizar transferências ou fazer saques diariamente. Nestes casos, alguns serviços são mais utilizados que outros, tornando-se ainda mais importantes.
Por essa razão, o fim de um serviço muito utilizado por clientes de bancos como Itaú, Nubank, Bradesco e Caixa está gerando descontentamento nos usuários. A seguir, veremos qual é ele e a função de recursos como esse em nosso cotidiano.

Serviços bancários importantes
De fato, alguns serviços bancários são mais importantes que outros, o que exige dos bancos uma preocupação maior com os clientes que os utilizam. Isso porque é preciso estar constantemente atento a possíveis golpes que possam ser aplicados em nome do recurso ou da instituição.
Um exemplo mais claro disso, atualmente, é o PIX. Este recurso financeiro que surgiu em 2020 tem sido de grande valia para a população no seu dia a dia, mas também traz desafios significativos, como a proteção a golpes que criminosos digitais estão aplicando a qualquer hora do dia.
Com o intuito de reduzir o número de golpes com o PIX, novas medidas foram tomadas ao longo do tempo, como a limitação da quantia a ser transferida em certa hora. Assim, mesmo que o cidadão possa ajustar o limite de transferência que deseja, há um certo valor que fica como teto para ser transferido durante a noite. O limite fica em 1000 reais para repasses financeiros entre às 20 ou 22h, a depender da escolha do usuário.
Sendo assim, é preciso tomar muito cuidado para não cair em golpes com o sistema de pagamentos instantâneos e demais operações, como empréstimos.
Além do mais, muitos brasileiros contratam este tipo de serviço por apps, o que abre uma brecha enorme para criminosos se aproveitarem de cidadãos com menos familiaridade com a tecnologia. Este é o caso dos aposentados do INSS, que fazem uso do consignado para aumentar sua renda e podem acabar tendo um grande prejuízo por conta de cibercriminosos.
Veja também: Quer pagar seu financiamento de 30 anos em apenas 3 anos? Especialista revela SEGREDO que os bancos NÃO TE CONTAM
Fim de serviço muito utilizado
Portanto, o fim de um serviço muito utilizado pelos clientes de bancos está sendo encarado como uma dura realidade para a população brasileira que usufrui dele. As instituições Itaú, Nubank, Bradesco e Caixa fazem parte das que acabaram com o recurso.
Trata-se do Documento de Ordem de Crédito, mais conhecido como DOC, para Pessoas Físicas e PJs. Itaú e Santander já descontinuaram a transferência para clientes. Outros, como Banco do Brasil, Caixa e Bradesco já anunciaram planos para término do serviço e já comunicaram os usuários sobre essa descontinuidade.
A Federação Brasileira de Bancos diz que as instituições têm até o dia 29 de fevereiro do próximo ano para descontinuar o DOC de uma vez por todas. Isso porque o PIX acabou com todas as chances de sobrevivência do serviço, pois é mais rápido, econômico e prático. As famosas TEDs também foram atingidas com a descontinuidade.
Saiba mais: URGENTE: Banco Central acaba de fazer novo CORTE na taxa de juros, e agora?