Lei já está em vigor e serviço IMPORTANTÍSSIMO do INSS é alterado: confira HOJE (05)

De acordo com o INSS, o governo federal modificou as regras de um serviço importante. Os titulares serão os mais beneficiados com a mudança.

Não é novidade para nenhum brasileiro que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos órgãos públicos mais importantes que existem. Afinal de contas, ele paga as aposentadorias e outros benefícios previdenciários para a população. Na verdade, existem diversos serviços que a autarquia federal oferece. Para ter direito ao pagamento, é necessário que o brasileiro se enquadre em algumas regras. 

Dessa forma, é possível evitar que existam fraudes envolvendo o INSS. Muitas pessoas acabam recebendo o benefício de seus parentes mortos de forma totalmente indevida. Então, o Governo Federal criou um método para realizar tal averiguação. Em 2023, as regras do procedimento foram alteradas – o que beneficiou os segurados. Continue lendo esta matéria para saber mais detalhes das mudanças. 

inss-nova
INSS altera regras da prova de vida em 2023 – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS altera regras da prova de vida; como isso impacta os beneficiários 

Antes de mais nada, é importante deixar claro como a prova de vida funcionava. Conforme já mencionado, os brasileiros acabavam fraudando o INSS. Muitos recebiam o benefício de parentes mortos de forma indevida. Então, o Governo passou a existir que os segurados compareçam a uma agência, portando o documento, para provar que estão vivos. Esse método, no entanto, tinha algumas limitações. Afinal, grande parte dos aposentados tem algum tipo de problema de locomoção. 

Então, muitas vezes, o próprio servidor do instituto deveria comparecer ao endereço do segurado para fazer a verificação. No entanto, com a pandemia do Covid-19, muitos deixaram de realizar a prova de vida. Afinal de contas, os idosos faziam parte do grupo de risco e não podiam desrespeitar o isolamento social. Então, o procedimento ficou suspenso por um tempo. 

Em 2022, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou uma parceria com o INSS. Houve um cruzamento de dados entre ambos os órgãos para realizar a prova de vida. Ou seja, os brasileiros que votaram nas eleições do ano passado, tiveram a comprovação do voto como prova de vida. Neste ano, o órgão público faz o cruzamento de dados com outras repartições. 

Quando um brasileiro usa o SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo, já serve como prova de vida do INSS. Com as mudanças, o segurado não precisa ir atrás de comprovar a vida. Tal responsabilidade passa a ser do órgão público. 

Veja também: INSS fornece auxílio-doença para quem sofre de ANSIEDADE? Entenda as regras do benefício

Se a tecnologia não comprovar vida, posso perder o benefício? 

Os brasileiros que temem o não reconhecimento de vida pelo INSS podem ficar tranquilos. Se o cruzamento de dados não obter nenhum registro de atividade do segurado, ele não perde o benefício de forma automática. Em primeiro lugar, será notificado pelo instituto a comparecer em uma agência. Assim, deverá apresentar seu documento. Ele só perderá o benefício se não comparecer no prazo indicado. 

Para fazer a consulta do benefício, basta acessar o app ‘Meu INSS’, disponível na Apple Store e Google Play Store. Caso prefira, basta copiar e colar este link em sua URL: https://meu.inss.gov.br/#/login

Veja também: INSS libera nova rodada de ATRASADOS para 2023 e 2024; quem poderá recebê-los? Quantia é ALTÍSSIMA!