Posso ser PRESO por não pagar a fatura do meu CARTÃO? Confira o que pode acontecer

Fatura do cartão não paga pode causar prisão? Usuários estão preocupados

O cartão é uma ferramenta muito usada pela população. As instituições financeiras oferecem esse produto como uma maneira de facilitar o processo de compras. Em algumas opções, ele pode ser até mesmo de crédito. 

Nela, o consumidor realiza a compra para pagar posteriormente. Porém, quando o mês termina, chega a hora de pagar a fatura. Contudo, em casos extremos, o calor dessa modalidade pode ser maior do que o usuário está esperando e passa a ser difícil quitá-la. 

Posso ser PRESO por não pagar a fatura do meu CARTÃO? Confira o que pode acontecer
Cartão não pago causa prisão? – Imagem: Divulgação; @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Fatura do cartão de crédito

Os cartões de crédito podem facilitar a vida das pessoas na hora de comprar bens que possuam um valor mais alto. Mesmo durante o mês, essa é uma opção para quem deseja adquirir algo e não possui o valor na hora. 

Contudo, algumas vezes os consumidores acabam sendo pegos de surpresa na hora que essa data fecha. Às vezes por conta de possíveis imprevistos, outras por falta de organização financeira. A verdade é que todos os meses existem pessoas com dificuldades de pagar essas contas. 

Esses usuários acabam ficando em dúvida quanto ao que pode acontecer se não pagar a dívida do cartão. Logo, quando essa situação acontece, o primeiro ponto a ser observado é o contato com a empresa. 

É possível que ela comece a realizar contatos por telefone fixo e móvel, envie e-mail, SMS e tente conversar por todos os canais de acesso existentes. 

Nesse processo é muito importante ter ouvir a proposta da empresa. Isso porque alguns momentos podem ser interessantes. Assim, sendo possível diminuir os juros na hora do pagamento. 

Contudo, se essa tentativa de contato não for bem sucedida, a empresa aciona o SPC e Serasa. Logo, a pessoa começa a ser considerada alguém com o nome negativado. A empresa tem o direito de adicionar o nome do consumidor na lista de inadimplentes dos órgão de proteção ao crédito citados. 

Nesse momento, o usuário pode se perguntar: E se eu não pagar? Posso ser preso? Essa é uma dúvida mais frequente do que muitos imaginam. 

Saiba mais: Compra PARCELADA sem CARTÃO DE CRÉDITO? Saiba como isso é possível

Posso ser preso por não pagar?

A realidade é que não é permitido prender um civil por ter deixado de pagar suas contas. De acordo com a Constituição Federal só é permitida a prisão em situação que envolve o não-pagamento voluntário de alimentos e também de depositários infiéis. 

Dessa maneira, dever no cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, financeiramente e outras contas não é crime. Logo, não é possível ser preso por conta desta situação. 

Contudo, é necessário observar que mesmo não sendo crime, essa falta de pagamento pode trazer diversos problemas para a vida do usuário. Dentre eles está a negativação do CPF. 

Esse procedimento pode não parecer nada demais à primeira vista. Porém, as pessoas que estão negativadas acabam perdendo vários direitos. Dentre eles está a dificuldade de conseguir crédito em lojas e até mesmo em instituições financeiras. 

Assim, quando essa pessoa tentar emitir um novo cartão de crédito, abrir conta em algum banco ou então solicitar um empréstimo, terá grande dificuldade. Isso porque ao estar com o nome sujo, os empreendimentos observam o consumidor como alguém que não tem responsabilidade para pagar suas dívidas. 

Veja também: Passo a passo para comprar PARCELADO sem cartão de crédito