Seguro Desemprego

Seguro Desemprego – Veja como solicitar, os documentos necessários e o prazo para requerer o Seguro Desemprego!

Seguro Desemprego – Benefício é a salvação de muitos trabalhadores que perdem o emprego!

Em tempos de crise econômica, perder o emprego é uma ideia assustadora. Infelizmente, em alguns casos a ideia acaba se tornando real, em um momento em que a gente não espera.

Felizmente, na maioria das ocorrências, os trabalhadores demitidos podem contar com o Seguro Desemprego, que é um benefício temporário oferecido pelo Governo Federal aos trabalhadores que tornam-se desempregados.

O Seguro Desemprego é uma assistência exclusiva aos trabalhadores que sofreram demissão sem justa causa. O seguro visa justamente ajudar temporariamente o trabalhador desprevenido, de modo que ele possa se recolocar no mercado de trabalho e se estabelecer financeiramente durante o período em que este busca uma nova oportunidade de emprego.

Para ter acesso a este benefício, o trabalhador deverá através do recolhimento do PIS ou do PASEP, durante o período em que o indivíduo está exercendo suas atividades profissionais, com a Carteira de Trabalho assinada.

Se você não conhece a fundo este recurso e não entende o seu funcionamento, continue fazendo a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o Seguro Desemprego.

Confira também o Seguro Desemprego Online e saiba como solicitar o benefício via internet!

Regras do Seguro Desemprego

seguro desemprego

Os trabalhadores que acabem perdendo o emprego e carecem do auxílio do Seguro Desemprego encontrarão uma série de regras para ter acesso ao recurso, que podem acabar tornando o processo do saque um tanto burocrático. Veja a seguir algumas das normas do Seguro Desemprego:

– O trabalhador que faz a solicitação do recurso pela primeira vez, deverá ter no mínimo um ano consecutivo de carteira assinada antes da data da demissão;

– Na segunda vez que o seguro for requerido, o tempo mínimo de meses consecutivos de carteira assinada no último emprego é equivalente a nove meses;

– Pessoas que vão solicitar o benefício do Seguro Desemprego pela terceira vez (ou mais), deverão ter o período de seis meses de carteira assinada.

– A razão das regras do Seguro Desemprego se dá em função da precaução contra fraudes, além da redução do custo com proteção trabalhista.

Quem pode solicitar o Seguro Desemprego?

É importante informar que assim como existem algumas normas para poder requerer ao benefício, existem alguns requisitos para poder ter direito ao seguro. Sendo assim, podem solicitar o Seguro Desemprego trabalhadores nas seguintes condições:

– Trabalhadores demitidos sem justa causa;

– Trabalhadores que não recebem outro benefício trabalhista simultaneamente;

– Indivíduos que não façam parte de sociedades em corporações

– Estar há pelo menos 16 meses sem requerer o Seguro Desemprego;

– Trabalhadores rurais devem ter trabalhado em um período de no mínimo 15 meses nos últimos dois anos.

Como solicitar o Seguro Desemprego

Quem pode solicitar o Seguro DesempregoPara fazer o pedido do seu benefício, o trabalhador deverá fazer o agendamento virtual no Sistema SAA, informando seus dados pessoais e o local que deseja ser atendido. Ao finalizar o procedimento, o beneficiário irá receber as informações sobre o posto de atendimento que deverá ir, data, horário e documentação necessária.

Está buscando emprego? Conheça o Sine Fácila nova ferramenta do Governo que ajuda trabalhadores na busca por vagas.

Documentação necessária para requerer o Seguro Desemprego

Como solicitar o Seguro DesempregoApós o agendamento online, o beneficiário deverá se dirigir ao posto de atendimento do Ministério do Trabalho desejado na data e horário marcos, com a seguinte documentação em mãos:

Documento com foto;

CPF;

Carteira de Trabalho;

Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;

Solicitação do Seguro Desemprego;

Documentação do depósito do FGTS.

Prazo para requerer o Seguro Desemprego

É importante informar que o trabalhador que deseja solicitar o seu benefício do Seguro Desemprego deve estar ciente da existência dos prazos, que tem início a partir da demissão. Confira a seguir os prazos:

– Ocupação formal: De 7 a 120 dias após a assinatura da demissão;

– Emprego doméstico: 7 a 90 dias

– Pescador Artesanal: Até 120 dias depois do aviso da proibição da atividade;

– Trabalhadores resgatados da gestão de escravidão: 90 dias depois do resgate;

– Funcionários em Bolsa Qualificação: A qualquer momento, no decorrer do andamento da interrupção.

Você conhece o Empregador Web? A ferramenta online que ajuda a combater a burocracia do Seguro Desemprego!

 

Leia Também