Segunda Onda Covid-19: Auxílio Confirmado! Saiba tudo sobre a renovação…

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Segunda Onda Covid-19: Auxílio Confirmado – Confira o que disse o Ministro da Economia e como está sendo tratada a continuação do Auxílio Emergencial!

O mundo todo está vendo o que já é chamado por alguns especialistas de Segunda Onda do Covid-19. Vários países da Europa e os EUA estão vendo o número de casos aumentar e com isso surge a preocupação com o Brasil. A renovação do Auxílio Emergencial vai acontecer no caso da continuação da pandemia por mais tempo?

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, fez uma declaração muito clara sobre isso. De acordo com ele, se houver uma segunda onda a continuação do benefício “não é uma possibilidade, é uma certeza”. 

Entenda como isso repercutiu em todo o país e saiba mais sobre como esses valores podem continuar sendo pagos para milhões de brasileiros.

Segunda Onda Covid-19 Auxílio Confirmado
Imagem: Divulgação

Auxílio Emergencial será prorrogado

O Auxílio Emergencial será prorrogado? Essa é uma das perguntas que agitou o cenário de economia no Brasil durante a semana. Essa discussão voltou depois de declaração do próprio ministro Paulo Guedes. 

Segundo ele, esse não é um ‘plano A’ do Governo Federal, mas pode ser uma possibilidade sim. Se o número de casos seguir aumentando e o Brasil sofrer com a segunda onda do Covid-19, a continuação do Auxílio Emergencial é “uma certeza”. 

Esse benefício foi aprovado justamente com a intenção de diminuir o impacto na economia para milhões de brasileiros que ficaram desempregados ou em situação de dificuldade. Por isso a renovação é um caminho natural para manter essa ajuda. 

Auxílio Emergencial 2021 

Mesmo com a fala de Paulo Guedes, o Auxílio Emergencial em 2021 ainda não é uma realidade confirmada. O ministro completou a sua fala dizendo que esse tópico “não é o que estamos pensando agora”. 

Isso foi interpretado por especialistas que acompanham Brasília apenas como um cenário possível em caso de um aumento muito grande de casos de Covid-19. De imediato é quase impossível que o Governo Federal renova automaticamente o Auxílio Emergencial. 

Para que isso aconteça seria necessária uma pressão popular que não deve acontecer neste momento ainda. A projeção de especialistas é que a partir de janeiro de 2021, quando o Auxílio Emergencial termina, muitos sintam o peso do fim desse benefício. 

Até quando vai Auxílio Emergencial

Então até quando vai o Auxílio Emergencial? Oficialmente, a Medida Provisória que prevê o pagamento diz que os valores serão depositados até o fim do prazo de estado de calamidade pública. 

Ou seja, o Auxílio Emergencial vai até o dia 31 de dezembro de 2020. De acordo com matéria da F. de São Paulo, na visão de Paulo Guedes para a continuação dos programas de transferências de renda para os pobres em 2021 é necessário conter reajustes automáticos para os servidores. 

Agora é necessário aguardar como vai continuar a evolução da pandemia no Brasil e acompanhar os próximos passos do Ministério da Cidadania e da Economia. 

Lista COMPLETA dos ESTADOS que oferecem Auxílio Merenda: Veja os VALORES, como se CADASTRAR e RECEBER a AJUDA!

 

Leia Também