Secretaria de Educação anuncia Aulas Online – Aulas presenciais não tem data de volta!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Secretaria de Educação anuncia Aulas Online – Confira as últimas informações sobre como devem ser as aulas depois do adiamento feito pela Secretaria de Educação!

O mundo inteiro está sofrendo com a pandemia do novo Coronavírus e por isso existe toda a preocupação para evitar o alastramento da doença. Foi pensando nisso que aconteceu o adiamento das atividades presenciais e a  Secretaria de Educação anunciou aulas online para a rede pública estadual. 

Essas medidas surgem com a intenção de que todos os jovens que estudam nas escolas públicas evitem o contato e contágio com o Covid-19. Os principais órgãos de saúde do mundo estão pedindo o isolamento social e as escolas também estão fechadas em outros países, não apenas no Brasil. 

A seguir vamos falar um pouco sobre as medidas e ações adotadas para que a educação dessas crianças não sofra grandes alterações de rotina. Confira e saiba o que deverá acontecer agora. 

Secretaria de Educação anuncia Aulas Online
Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil

Aulas Online Seduc RJ

Primeiramente, é importante esclarecer a decisão do Governo de Estado do Rio de Janeiro. De acordo com protocolo estabelecido foram adiados os retornos às atividades presenciais (que seria no dia 30). Agora haverão aulas online Seduc RJ organizadas já neste mês. 

Confira também os Cursos Gratuitos e a Distância que o Sebrae disponibilizou na Quarentena!

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro decidiu o adiamento atendendo o estabelecido pelo Gabinete de Crise de prevenção ao novo coronavírus. O protocolo também é assinado pela Secretaria de Estado de Saúde. 

Sem as atividades presenciais e sem saber quando voltam as aulas presenciais, a partir da próxima segunda-feira (30) acontecerão aulas a distância, no formato online. Isso acontecerá através de convênio com o grupo Google. 

Google Classroom 

Primeiramente, o que é Google Classroom? Essa é uma espécie de sala virtual do Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A grande vantagem é que com computador ou smartphone você poderá administrar aulas e assistir conteúdos tranquilamente. 

As aulas online Google Classroom acontecerão no Rio de Janeiro com professores da rede estadual. Os profissionais poderão:

  • Administrar e ensinar conteúdo à distância;
  • Anexar materiais em PDF;
  • Adicionar atividades;
  • Criar perguntas rápidas em múltipla escolha ou respostas curtas; entre outros. 

Como acessar Google Classroom

Sabendo que a paralisação das aulas, de acordo com estimativa da Seduc RJ, poderá chegar a até mesmo três meses em escolas públicas e privadas, pode ser importante saber exatamente como acessar Google Classroom

A seguir vamos trazer um passo a passo para assistir aula online Google Classroom. Confira:

  1. Primeiramente, acessar o site ou baixar aplicativo Google Classroom; https://classroom.google.com/
  2. Depois disso, selecione o botão ‘selecione primeiros passos’ e escolha uma conta Gmail;
  3. Clique no ícone “+” que fica ao lado de Google Sala de Aula (no canto superior direito da tela);
  4. Clique em ‘Participar da Turma’;
  5. Agora insira o código da turma que foi enviado pelo professor e clique em ‘Participar’;
  6. Você vai ver agora o Mural da turma com todos os documentos já enviados pelo professor;
  7. Para acessar material Google Classroom toque no tão ‘Novo material: …”;
  8. Agora se você precisar, para responder uma pergunta no aplicativo, toque no botão ‘Nova pergunta: …’ e adicione sua resposta; depois disso é só clicar em ‘Entregar’. 

Veja como Receber o auxílio de R$ 600,00 do Governo Federal!

 

Leia Também