Caixa e Banco do Brasil liberam Saques do FGTS e PIS: Novo prazo para sacar?

Atualizado Hoje!

Confira detalhes sobre como vai funcionar o pagamento do abono salarial e do Fundo de Garantia nos próximos semestres!

Você perdeu o prazo para sacar o PIS ou Pasep? E o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Muitas pessoas estão entrando em sua conta e não acham mais o dinheiro dos benefícios. 

Entenda qual é a situação e saiba quando e como você pode sacar os valores de benefícios trabalhistas e sociais neste momento. Saiba detalhes sobre o abono salarial e o Fundo!

Liberado novo Saque do FGTS e PIS - Veja prazo para sacar
Liberado novo Saque do FGTS e PIS. / Imagem: Divulgação

Perdi o prazo do PIS 2021, e agora?

Muitas pessoas estão sem saber o que fazer já que não sabiam do prazo para sacar o PIS em 2021. Os interessados podiam sacar até o dia 30 de junho, no máximo. 

Mas agora, o que acontece? De acordo com a lei, todos os beneficiários ainda possuem um prazo total de cinco anos para sacar os valores do PIS ou Pasep. 

Ou seja, se você perdeu o prazo em 2021 não quer dizer que você perdeu o benefício. Mas é necessário aguardar o próximo calendário de pagamento do PIS disponível. 

Em decisão do Governo Federal, os próximos pagamentos só acontecerão em 2022. Ainda não se sabe se em janeiro ou fevereiro, mas os valores devem começar a ser disponibilizados já no início do próximo ano. 

Calendário PIS 2022

O que está confirmado, portanto, é que o calendário do PIS 2022 é o próximo a disponibilizar os valores para quem trabalhou com carteira assinada em 2019 e 2020. 

Muitas pessoas estavam esperando o PIS 2021 e 2022 antecipado, mas ao que tudo indica isso não vai acontecer. O Governo Federal não quer ultrapassar o teto de gastos e por isso evitou justamente manter os pagamentos neste momento. 

Por isso, quem trabalhou em empresas privadas vai receber o PIS e quem é funcionário público recebe o Pasep normalmente, mas apenas em janeiro ou fevereiro. 

Ainda não foi confirmado também se vão ter dois pagamentos do PIS de uma só vez em 2022. 

Saque do FGTS em 2021

Muitas pessoas também ficaram esperando o saque emergencial do FGTS em 2021 e isso não aconteceu. O motivo do Ministério da Cidadania e Economia foi o mesmo: o teto de gastos e o fato de já ter feito o pagamento em 2020. 

O saque do FGTS emergencial em 2022 ainda é uma incógnita e não se sabe se vai acontecer realmente. 

Ainda assim, neste momento ainda está disponível um tipo de pagamento do FGTS para quem quer receber uma parcela anual: é o saque-aniversário que pode ser solicitado a qualquer momento. 

Como fazer Saque FGTS em 2021

Finalmente, quem ainda não sabe como fazer o saque do FGTS em 2021 pode fazer isso solicitando esse tipo de modalidade na Caixa Econômica Federal. 

Quem receber a mensagem “o valor do seu FGTS está disponível para saque na rede de atendimento da Caixa” também pode verificar seu saldo. Se o valor estiver disponível em conta é só sacar os valores. 

Quem ainda não tem pode fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site do Fundo de Garantia (fgts.caixa.gov.br) ou faça o download do aplicativo do FGTS Caixa (para Android ou iOS); 
  2. Faça o login e aperte o botão ‘Meu FGTS’; 
  3. No menu, escolha a opção ‘Saque-Aniversário’;
  4. Depois de ler e concordar com os termos e condições, clique em ‘Aderir ao saque aniversário’; 
  5. Pronto! Agora continue acompanhando a situação pelo site. 

Os interessados em saber mais sobre as regras e o funcionamento do pagamento do FGTS aniversário podem acessar: https://pronatec.pro.br/linha-de-credito-saque-aniversario-fgts/

 

Leia Também