Saque o auxílio-gás ainda HOJE: passo a passo

É beneficiário do vale-gás? Saiba que você pode receber o dinheiro ainda hoje na sua conta!

Neste mês, os beneficiários do Bolsa Família poderão ter direito a mais um pagamento adicional. Trata-se do auxílio-gás, que será pago juntamente com as parcelas do primeiro benefício. Portanto, aqueles que têm direito devem ficar atentos aos aplicativos de pagamento.

Se você é um beneficiário, confira abaixo as datas de recebimento do vale e veja como conferir se o pagamento caiu na sua conta, já que os repasses começaram na semana anterior.

Se você tem direito ao recebimento do auxílio-gás, saiba que poderá receber as parcelas ainda hoje!
Se você tem direito ao recebimento do auxílio-gás, saiba que poderá receber as parcelas ainda hoje! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pagamentos antecipados do auxílio-gás

Em síntese, o auxí-lio-gás é um benefício pago aos brasileiros que têm inscrição no Cadastro Único e geralmente recebem o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, o benefício possui vagas restritas, o que significa que nem todo mundo tem acesso ao pagamento, visto que, para receber, é necessário que abram novas vagas.

O vale-gás é pago uma vez a cada dois meses. Ou seja, em abril ele será entregue, mas em maio (assim como em março) não haverá repasse. Basicamente, ele serve para compensar os altos valores do botijão de gás de 13 kg e o cálculo da parcela passa por uma apuração da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) antes de chegar ao beneficiário.

O pagamento do auxílio-gás ocorre simultaneamente ao Bolsa Família. Ou seja, aqueles que têm direito a ele neste mês, bem como ao adicional para crianças com até seis anos de idade, receberão um valor turbinado dos pagamentos do Governo Federal. A exceção fica a cargo dos beneficiários que possuem descontos decorrentes do empréstimo consignado referente ao Auxílio Brasil, cuja contratação ocorreu em 2022.

Veja também: Pagamentos RETROATIVOS do Bolsa Família: confira!

Confira o calendário completo de repasses

Para conferir as datas de pagamento de ambos os benefícios, acompanhe o calendário abaixo referente ao mês de abril. Lembrando que, neste mês, algumas pessoas receberam os repasses de forma adiantada, o que quer dizer que o dinheiro estará na conta antes do previsto inicialmente:

  • 14 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 1;
  • 17 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 2 (antecipado para o dia 15);
  • 18 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 3;
  • 19 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 4;
  • 20 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 5;
  • 24 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 6 (antecipado para o dia 21);
  • 25 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 7;
  • 26 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 8;
  • 27 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 9;
  • 28 de abril: pagamento do vale para beneficiários com NIS final 0.

Por fim, a consulta aos pagamentos pode ocorrer através dos links dos aplicativos oficiais. Por lá, é possível fazer a movimentação do dinheiro, bem como acompanhar os descontos e adições de benefícios extras:

  • Caixa Tem (Android: https://bityli.com/SVbrUS ou iOS: https://bityli.com/FwISrT);
  • CadÚnico (Android: https://bityli.com/UoGfXHK ou iOS: https://bityli.com/WBhpPvo).

Veja também: Mais um Auxílio-Alimentação com reajuste? Saiba quem são os próximos a receber