SAQUE EXTRA DO FGTS: será que há dinheiro para você?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço está oferecendo um saque extra para os trabalhadores que se enquadram nos critérios. Veja quais são.

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um dos direitos dos trabalhadores contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Ele é financiado pelo próprio empregador, que deve depositar 8% dos salários do colaborador no fundo todos os meses. De fato, os recursos pertencem 100% aos trabalhadores. No entanto, o saque não é disponibilizado a todo momento pela Caixa Econômica Federal. 

A estatal possui uma série de regras de quando é permitido fazer o saque. Caso a pessoa seja demitida sem justa causa, por exemplo, poderá fazer o resgate integral. Além disso, recebe uma multa de 40% do FGTS – paga pelo empregador. Mas existem outras modalidades de saque, de acordo com a Caixa. Uma delas é um saque extra, que pode acabar em poucos dias. 

fgts-68
FGTS libera novo saque aos trabalhadores – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba qual é o saque extra do FGTS e quem tem direito a recebê-lo

Antes de mais nada, é importante deixar claro que não existe apenas um saque do FGTS. Conforme já mencionado, a Caixa criou diversas possibilidades de resgate. Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, por exemplo, ele pode ter acesso ao saque-rescisão – aquele que ele resgata o valor integral mais multa de 40%. Mas, existe uma possibilidade que o trabalhador perde o direito ao resgate. 

Saiba quando o saque-aniversário é liberado para o trabalhador 

O saque-aniversário é liberado todos os anos. O trabalhador pode solicitar o resgate no primeiro dia útil do mês em que nasceu até o último dia útil do mesmo mês. Na verdade, a solicitação poderá ser feita em qualquer momento do ano. No entanto, caso ele decida fazer o pedido depois do mês de seu aniversário, só receberá no mês seguinte. 

A partir do momento que o saque-aniversário é liberado, o trabalhador tem até 90 dias (3 meses) para fazer o resgate. Caso contrário, o valor volta para o FGTS. Ao optar pela modalidade, o trabalhador acaba tendo uma restrição. Ele não poderá contar com o saque integral do fundo, no caso de demissão sem justa causa. Além disso, deverá permanecer com o saque-aniversário por, ao menos, dois anos.  

Por essa razão, é recomendado pensar antes de tomar a decisão do saque-aniversário. O atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já se posicionou contra a modalidade. Para ele, trata-se de uma armadilha ao trabalhador. Ele pretende apresentar um projeto que altera as regras do FGTS ao Congresso. No entanto, as chances de aprovação não são altas. 

Veja também: Fundo de Garantia distribuirá PIX para trabalhadores por causa do SALDO; saiba mais

Saiba como consultar o seu Fundo de Garantia 

Caso você deseje consultar seu FGTS e saber o quanto poderá receber neste mês, deverá acessar o app. O software está disponível na Apple Store e na Google Play Store. O login é feito pela conta da Caixa. Basta procurar a opção de saques disponíveis. 

Para acessar a versão web do app, copie e cole este link em sua URL: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx

Veja também: Saldo do Fundo de Garantia 2023 será PAGO aos trabalhadores via PIX: saiba mais!