Saque específico de dezembro já está LIBERADO para resgate; consulte o valor disponível

Existe uma nova possibilidade de saque disponível para trabalhadores brasileiros, visando fornecer um amparo financeiro para o grupo em questão.

Uma novíssima notícia está agradando os trabalhadores brasileiros, considerando a disponibilização de um novo saque para o público em questão.

Mais especificamente, o saque disponível é proveniente de um dos direitos básicos dos trabalhadores brasileiros, considerando aqueles que atuam em plena comunhão com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Isto é, portando registro em carteira.

De modo geral, o saque visa proporcionar um amparo financeiro para os brasileiros, considerando as condições específicas para resgate do dinheiro.

Neste sentido, vale conferir quais são as regras para o saque, bem como qual o processo para solicitar o resgate do dinheiro.

Liberado

Novo saque disponível para brasileiros

Antes de mais nada, faz-se extremamente importante entender qual a proveniência do saque, bem como para quem ela está destinada. Bem, primeiramente, como dito anteriormente, o saque é um direito básico de todo trabalhador brasileiro que atue em regime formal.

Mais especificamente, trata-se de uma das modalidades de saque do FTGS (Fundo de Garantia do Tempo de

Serviço). Vale dizer, no entanto, que o FGTS costuma ficar disponível somente em situações específicas, como por exemplo:

  • Demissão se, justa-causa;
  • Doença e/ou acidente;
  • Desastre Natural;
  • Aposentadoria.

Normalmente, a limitação do acesso ao dinheiro é dada por levar em conta a necessidade de “resguardar” o saldo para as situações mencionadas. Além disso, é preciso dizer que o pagamento FGTS é de total responsabilidade do empregador.

Ou seja, o empregador deve, indispensavelmente, realizar o depósito do benefício ao início de todo mês. O cálculo do valor leva como base de 8% do salário do trabalhador.

Assim sendo, em contrapartida às condições específicas de saque, existem algumas modalidades que visam fornecer acesso ao dinheiro sem que os requisitos anteriores sejam cumpridos. Esse é o caso do saque-aniversário, disponibilizado de forma anual para os trabalhadores.

Veja também: FGTS extraordinário ainda pode ser sacado pelo Caixa Tem, mas prazo está ACABANDO

Quem tem direito e como solicitar

Antecipadamente, é preciso entender um pouco melhor como funciona o saque-aniversário, bem como qual o valor disponível para resgate. Sem mais delongas, o saque-aniversário visa fornecer o direito dos trabalhadores em terem acesso ao dinheiro, considerando um resgate anual.

Isto é, o saque fica disponível mediante à data de nascimento de cada indivíduo. Por exemplo, um cidadão que nasceu durante o mês de fevereiro, poderá sacar o dinheiro nesse mesmo mês a cada ano, incluindo em 2022. Porém, existe um prazo máximo para resgatar o dinheiro.

Melhor dizendo, o saque-aniversário permite que os trabalhadores resgatem até 50% do valor disponível no Fundo. No entanto, por tratar-se de uma modalidade de saque opcional, é preciso solicitar o dinheiro antes de conseguir ter acesso ao valor.

Para que isso seja possível, basta acessar o aplicativo oficial do FGTS (bityli.com/InMQC), disponível para Android e IOS. Feito isso, é preciso apenas encontrar a opção do saque, bem como vincular o resgate a uma conta da Caixa Econômica Federal.

Ademais, pode ser que o dinheiro já esteja disponível na conta Caixa, considerando a titularidade do trabalhador. Nesse caso, basta ir até uma agência e verificar o saldo da conta.

Assim, é necessário enfatizar que o saque-aniversário é opcional. Ou seja, caso o trabalhador não queira solicitar o resgate, o dinheiro volta para a conta de origem do Fundo.

Por fim, os trabalhadores nascidos em dezembro terão até o próximo mês de janeiro para resgatar o dinheiro. Isso porque, o saque já está disponível desde a última quinta-feira (01/12).

Veja também: 5 motivos para o trabalhador ter PIS/Pasep CANCELADO: tome cuidado!